Dispositivo de Proteção DR Esquema de Ligação.

Compartilhar

Conceitos do dispositivo de proteção DR.

O dispositivo DR é obrigatório em um circuito elétrico, porque ele garante a proteção das pessoas contra choque elétrico e também contra incêndios que pode ser causado por um circuito elétrico.

Utilização do dispositivo de proteção DR.

O DR. Usado nas instalações elétricas de baixa tensão, vitando assim uma fuga a terra. O uso de um DR em uma instalação elétrica de baixa tensão se tornou quase obrigatória, a relevância deste dispositivo fez com que a ABNT  NBR 5410 se opõe o uso obrigatório deste dispositivo em todo território nacional conforme a lei 8078/90,art.30-VIII;art.12;art.14,

Importância do uso de um DR.

Veja abaixo qual é a importância de usar um DR em um circuito elétrico de baixa tensão.

1) – Proteção contra incêndio: Os incêndios causados pela eletricidade muitas das vezes ocorrem por corrente de fuga a terra, porque as principais causas são; Instalações mal executadas; Subdimensionadas; instalações em estado de mal conservação ou envelhecimento.

2) – Corrente de fuga: A corrente de fuga coloca as pessoas em risco de choque elétrico; aumenta o consumo de energia elétrico; causa aquecimento indevido dos condutores elétricos destruindo sua isolação podendo ocasionar um incêndio.

Recomendações importantes.

Quando for fazer uma instalação elétrica; recomendamos que faça o uso de um dispositivo DR; Porque ele protege contra efeitos nocivos das correntes de fuga a terra;  proteção eficaz a vida dos usuários e também proteção aos equipamentos.

Cracteristicas básicas de um dispositivo de proteção DR.

Dispositivo DR ou interruptor DR.

Este dispositivo possui o seu acionamento mecânico destinado a provocar a abertura dos próprios contados quando houver uma corrente de fuga a terra, mas vale lembrar que o circuito protegido pelo dispositivo DR tem que ter uma proteção contra sobrecarga e curto circuito, podendo ser um disjuntor ou fusível.

Disjuntor DR.

Este dispositivo possui o seu acionamento mecânico destinado a provocar a abertura dos próprios contatos. Ou seja, quando houver sobrecarga, curto circuito ou corrente de fuga a terra. ele recomendado para instalações onde existe limitação de espaço.

Módulos DR.

Este dispositivo deve ser usado com o auxílio de um disjuntor termomagnético. Porque ele é o responsável para atuar o disjuntor quando houver uma sobrecarga, curto circuito ou corrente de fuga a terra. Portanto, é aplicado nas instalações elétricas com corrente de curto circuito elevada.

Existem três tipos de dispositivos DR.

1) – Tipo AC: Para uso em detecção de correntes elétricas alternadas, mas o seu uso pode ser residencial, predial, comercial e em instalações industriais similares.

2) – Tipo B: Detecta corrente alternada, contínua pulsante, contínua pura, mas ele se aplica em circuito de corrente alternada trifásica  etc.

Lembrete:

Mas vale lembrar que é muito importante que seu circuito elétrico de baixa tensão tenha um destes dispositivos DR instalado.

Esquemas de ligações para dispositivos DR.

Conclusão:

No sistema TN-C, os dispositivos DR somente poderá ser instalado se o circuito protegido for transformado em TN-S, caracterizando-se um sistema TN-C-S. Já para os sistema IT, consultar ABNT NBR 5410.

Ver comentários

  • Boa tarde. Acho que faltou um esquema onde a carga trifásica não tem neutro. A instalação é dividida na origem em PE e Neutro, porém a carga só utiliza as 3 fases e o condutor PE para aterrar a carcaça da maquina. Como ligar nesse caso ? Pelo que entendo, como não usa neutro, só liga as 3 fases através do DR e o diferencial deve ser medido apenas entre as 3 fases. Eventualmente liga uma das fases no neutro.

  • Bom dia! o Dr pode ser ligado invertendo os pólos ou seja, ao invés da linha vim por cima e a carga por baixo, posso ligar a linha por baixo e a carga por cima?

    • Olá Weliton
      Não pode.

  • Você já verificou se sua haste terra está funcionando corrente talvez esteja tendo fuga pelo terra

  • Ola, tenho uma instalação onde tenho 3 fases, tenho as fases para ligação de motores 380V e tenho alguns motores que utilizo apenas uma fase e o neutro, fazendo assim 220V, consigo instalar um IDR nestas condiçoes, se sim, poderia resumir como proceder?

    • Olá Gustavo;
      Sim, segue o mesmo procedimento,

  • As correntes interrompidas pelo disjuntor residual sao da ordem de centesimos de ampere e nao reconhecidas pelo disjuntor termomagnetico comum, podendo provocar a morte de uma pessoa caso cheguem a percorrer o corpo humano. O criterio ideal de um sistema de aterramento considera o uso do condutor de protecao, alem do disjuntor residual como protecao auxiliar.

  • waldemir bechara diz:

    este me servio para oque eu queria sempre fico conectado procurando conheser melhor o meu trabalho

    • Olá Waldemir! Volte sempre

  • Boa tarde,aqui onde moro a água quando não tá salgada está salobra pois moro na Praia, e meu chuveiro da choque constante, o que devo fazer??????

  • oi boa tarde meu nome é edson
    tenho 4 chuveiros 13lampadas 2 microndas e esta ligado no dr de
    merlin gerin multi 9 80A 0,030A

    mas qando liga qalqer um dos chueiros ele desarma

    • Bruno Oliveira diz:

      Provavelmente o chuveiro esteja desarmando seu sistema. O chuveiro tem fugas indesejadas de corrente que podem influenciar na sensibilidade do DR. Verifique a possibilidade de dividir seu sistema com mais DR's. Bruno Oliveira

  • ezidro Boeira Brinques diz:

    Muito bom gostei das ligação dos Dispositivo de Proteção DR; Os DR,s.

    • Nossa equipe agradece!

Este site usa cookies.

Saiba mais