O que é eficiência energética e como ela funciona.

A eficiência energética foi criada com objetivo de melhorar a utilização da energia elétrica. Mas, sabemos que todos os equipamentos utilizados atualmente no mundo consomem uma forma ou uma fonte de energia. Porém, para termos um bom desempenho na utilização da energia elétrica, primeiramente teremos que saber por onde começar. Vejam alguns exemplos de uma ação na utilização de uma energia eficiente ( eficiência energética ).

Eficiência energética em edifício.

Um edifício pode ser feita da seguinte forma. Isolamento térmico. Porém, o isolamento térmico tem por objetivo manter temperatura ambiente no interior do edifício. Consumindo assim menos energia para aquecimento e arrefecimento do local, por exemplo. Tempos quentes ou frios, com o uso dessa manta, atemperatura não altera. neste caso, elimina-se, o uso de ar-condicionado ou aquecedores. Outra dica é, optar por usar iluminação de led.

Como usar a energia de maneira eficiente.

Existem muitas maneiras para economizar energia elétrica. O uso da eficiência energética se tornou prioridade em todo mundo, por mal uso desta energia. Vale lembrar que eficiência energética é uma atividade que procura melhorar o uso das fontes de energia.

Abaixo esta algumas medidas que poderão ser usadas para melhorar a eficiência energética.

1) – Instalação de um sistema de cogeração. Cogeração é um sistema usado para aproveitamento de energia descartada, por exemplo. Produção de água quente, vapor, água gelada ou Co² a partir de um só combustível; o gás natural.

Sendo assim, a cogeração consiste em usar o gás natural para substituir o uso da energia elétrica.

2) – Substituição de motores elétricos Santander por motores elétricos de alto rendimento.

3) – Fazer o dimensionamento correto de uma instalação elétrica.

4) – Fazer a correção do fator de potência.

5) – Fazer o dimensionamento da iluminação e o controle da mesma.

6) – Fazer um melhor aproveitamento da iluminação natural.

Mas existem variadas medidas que poderão ser usadas.

Assunto: Eficiência energética.

O índice de desperdício de energia em nosso país é altíssimo. Segundo a Procel, o total de desperdícios podem chegar a 40 milhões de KW por ano, mas, só para se ter uma ideia, nas indústrias, residências e nos comércios, os desperdícios chegam  a 22 milhões de KW, porém, as concessionárias chegam a 18 milhões de KW.

Conclusão:

Se você gosta de elétrica, não deixa de assinar e receber novas postagens sobre elétrica em seu e-mail, porque é totalmente grátis.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 4 comentários

  1. deneson

    bom dia parabéns pelo conteúdo pois é de fácil entendimento.

  2. Antonio

    como ligar circuito residencial pelo computador?

    1. Para isso vc terá que que montar uma lógica de PLC e um supervisório contendo um servidor mais licença do software.

Deixe um comentário