Como Inverter a Rotação De Um Motor Elétrico.

Veja como inverter a rotação de um motor elétrico.

Como inverter a rotação de um motor elétrico. Os motores elétricos de indução trifásico de gaiola são muitos comuns no mercado hoje em dia. Sejam eles utilizados em áreas industriais bem como em áreas residenciais. O sentido de rotação de um motor elétrico pode ser definido pelo usuário. Tanto o motor monofásico como o motor trifásico, podem girar para os dois lados; sentido horário ou sentido anti-horário.

O usuário também poderá optar para que o motor gire paras os dois lados. Dependendo da sua aplicação, para isso é só montar uma chave de partida de reversão. Se ligar o motor elétrico e ele girar no sentido oposto da sua aplicação, basta inverter o sentido de rotação do mesmo. Para inverter o sentido de rotação de um motor elétrico é muito fácil. Vamos começar por um motor monofásico. Geralmente o motor elétrico monofásico tem seis pontas ou terminais de ligação; essas pontas ou terminais servem para fazer o fechamento em 127 ou 220 volts.

Orientações:

Menor tensão significa 127 volts e maior tensão significa 220 volts; Mas veja a imagem do fechamento de um motor elétrico monofásico abaixo:

Como inverter a rotação de um motor elétrico
RDT RAGEMG

Veja como fazer a inversão do sentido de rotação em um motor monofásico

Para inverter o sentido de um motor elétrico monofásico não tem nenhum segredo. É só trocar a ponta de ligação ou o terminal ( 5 ) pelo ( 6 ) como mostra o fechamento acima. Mas existe outro modelo de fechamento para motores elétricos monofásicos, veja abaixo.

Como inverter a rotação de um motor elétrico
Se o seu motor estiver o fechamento igual o fechamento da imagem acima, para inverter o sentido de rotação do mesmo é só trocar o ( 5 ) pelo ( 6 ).

Veja como inverter a rotação de um motor trifásico.

Para  inverter o sentido de rotação de um motor trifásico é muito simples; nem precisa ilustrar , porque é só trocar as fases, Ex: As fases de uma rede elétrica trifásico é   (R); (S); (T). Para inverter o sentido de rotação é só trocar o ( R ) pelo ( S ) ou vice e versa. Simplificando, é só inverter as fases ou melhor trocar as fases nos terminais de ligação; na caixa do motor elétrico trifásico. Mas o mesmo também poderá ser trocado na saída do relé térmico; contator ou disjuntor. Se quiser que o motor gire para os dois lados é só montar uma chave de partida de reversão.

Conclusão:

Se você se interessa por mais informação sobre motores elétricos, é só assinar. Assinando em nosso blog você receberá totalmente grátis todas as novas postagens sobre elétrica; e informática diretamente em seu e-mail. Mas sem contar que poderá participar em nosso fórum de discussão; podendo responder ou fazer perguntas, faça parte da nossa equipe de eletricista assinando no RDT RAGEMG.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 47 comentários

  1. André Lima Vilela

    Boa noite. Tenho um motor weg de 3cv 220/440 V. Ele tem dois capacitores eletrolíticos e um permanente com pontas enumeradas de 1 a 6. Como faço para inverter o giro?

  2. Meu motor weg 1/4 cv tem 6 fios sendo que dois estão ligados no capacitor.
    O que fazer para inverter a rotação ?

  3. Ediane

    Olá!
    Preciso inverter o giro do meu motor monofásico 4 polos como faço ele está funcionando com 1 e 3 e outro está 2 e 4

  4. Maelinho

    gostei das vossas palavras,ideias…etc. e muito obrigado!

    1. Henrique

      Tenho motor 220v monofásico de alta 3500 rpm e preciso fazer a instalação de inversão pode me auxiliar lembrando que o que funcionava anteriormente era de baixa rotação.

  5. Rogerio

    Tenho um motor marca EBERLE monofásico de 3/4 cv. 1740rpm. Eu preciso inverter o sentido dele.
    Ele tem 4 polos enumeradas de 1 a 4. E mais 2 polos ligando o capacitor permanente enumerado 5 e o outro fio não tem número.
    É possível inverter a Rotacao desse motor ? Agradeço a ajuda desde já.

      1. Claudio

        Tenho um motor de 01 vc Weg monofásico e ele tem numeração de 01 até 07 de alta rotação
        A placa vem escrito Reg. Compressor
        Queria saber se inverte rotação

        1. Olá Cláudio;
          Favor nos enviar todas as descrição que esta na placa, assim podemos te ajudar.

  6. Elias Ribeiro

    Boa Tarde, me desculpe, mas o 2º esquema de fechamento de motor monofásico acima está errado, número 5 é ponta da bobina auxiliar, portanto não pode ser ligada só. tipo isto alim.1,2 6,3,4 alim.5.

  7. Jorge

    Gostaria de invester a rotação do meu motor eletrico
    Só que ele não tem capacitor
    Ele é partida rápida tem como você me ajudar

    1. Olá Jorge;
      Favor envia os dados do motor, para que possamos ajudar
      Exemplo: modelo, fabricante, tensão,etc.

  8. Claudemir menegon

    gostei muito das dicas são uteis no meu caso que sou curioso e gosto deste ramo muito bom obrigado

  9. Luiz Raimundo Santos

    Alguém pode mim ajudar? compre um motor de marca “WEG” 3 cv, dois polosm monofasico, usava com força 110, pedir o eletricista p mudar p 220, coloquei no desintegrador mas morria a potencia com apenas uma espiga de milho, dai o motor pegou fogo, o que pode ter acontecido?

    1. Gleito Kunde

      Luiz, todo aquecimento de um motor elétrico deve ser estudado minuciosamente antes de um diagnóstico da falha. Porém, a maior causa de queima de motores é o subdimensionamento de sua potência. Existem cálculos para todos os motores, desde bombas, moinhos e todo equipamento que irá ser tocado por um motor, deve ser calculado, acrescido de um percentual de 20% (em média) de folga ( a mais). Uma dica fácil e rápido, é você olhar na plaqueta do desintegrador qual o torque nominal e procurar no site da WEG um motor com torque que exceda o nominal do desintegrador. Nas tabelas da WEG, o torque vem descrito como conjugado, talvez precisará do auxilio de um entendedor. talvez pelo fato de sua rede ser 220V monofásico, você não consiga motor maior, nesse caso compre um inversor WEG ]]]cfw 08 que ele converte para trifásico 380V ou outra tensão. Blz?

  10. FERNANDO ALBUQUERQUE

    COMO FAZER A INVERSÃO DE UM MOTOR DE UM PORTÃO ELETRÔNICO:

  11. Fernandes

    preciso INVERTER a rotação do meu motor monofásico 1,5cv / 220v com 4 fios.
    No momento ele está assim: fios de número 1,2 ligado juntos e 3,4 na rede e quero ligar no sentido inverso, como devo prosseguir com a ligação dos fios?

  12. wilson stangret

    olá,no esquema de ligação 110 v(2-1-5)(4-3-6)é preciso capacitor,pode passar o esquema com de pulsão e permanente?tenho um motor de compressor de 1 pistão porém não tem mais a identificação na carcaça,presumo que seja de 2cv comprei um capacitor de pulsão (topmay cb 360,60 uf 250 vac 50/60hz sh po 40/85/21)pode me auxiliarna ligação tem 6 pontas o motor,se for menos ou mais de 2 cv pode danificar?obrigado amigo.

  13. sandro

    eu tenho um motor monofasico que não tem essas cores de fios nem o segundo esquema, como faria nesse caso?

    Os fios que ligam na tomada, estao plugados em x lugar na placa, se eu inverter a posição deles na placa e nao der certo, ha perigo de queimar o motor?

  14. Ruan

    Tenho um motor Elgin mm-11B bivolt, e não consigo inverter a rotação. Se puder me ajudar, ficarei grato.

  15. Pedro

    . As imagens acima acho que ficaram perfeitas para quem conhece e tirar dúvidas . . eu como iniciante só achei a ordem dos númerais

  16. Cezar

    Tem motor monofásico com 04 fios não estou conseguindo mudar o sentido da rotação, alguem tem uma solução

    1. Alcemar da Silva Martins

      como inverter um motor monofásico tipo gaiola do sentido anti horário para horário se este só possui 4 fios

  17. tecnico

    Robert.
    De novo, a troca de posição de duas fases em um motor trifasico gaiola muda o seu sentido de rotação, isto posto, você sabe porque está troca causa (em ultima analise) a inversão do sentido do campo girante na armadura ? Uma vez tive posse de um documento sobre isto, mas…, perdeu-se na rede…Caso possua e queira me repassar, agradeço antecipadamente.

  18. tecnico

    Robert.
    A inversão das fases em um motor trifásico leva a mudança do sentido de rotação isto posto, a questão é
    porque está simples inversão causa a mudança do sentido de rotação (em ultima analise) do campo girante e
    consequentemente da rotor…, já vi uma explicação detalhada, mas perdeu-se na rede…rs, bom caso tenha
    está explicação é só me apontar. Grato.

  19. Marcio Roberto

    Ola? Me tira uma duvida! Se uma bobina de um Culler emite uma tensão contina de 7 volts,se multiplicar o numero de bobina q produz 7 volts,a tensão continua tembem aumenta? Por exemplo: 10 bobinas pode produzir 70 volts de tensão continia?

    1. Olá Márcio! Desculpe-nos mas não temos nenhuma experiência sobre este tipo de testes, assim que tivermos uma resposta lhe informamos como isso realmente funciona.

    2. OSEAS

      GOSTARIA DE SABER SE QUALQUER MOTO ELETRICO PODE RODAR EM AMBOS OS SENTIDOS

  20. vivaldo santos lago

    Preciso controlar a rotação de um motor monofásico de 110 volts meio hp e vez por outra inverter a rotação, através de uma chave. ( Uma chave para cada operação )

  21. helio henrque kempner

    p.amigo

    trabalhamos em nossa empresa com bombas submersas para poço profundo, operamos com equipamento de 220v\t e 220v\m.

    são motores especias lubrificados a óleo ou água que ficam submersos no interior do poço.

    os motores monofásicos são equipados com capacitores permanentes e de partida em uma caixa de comando denominada de control box.

    em determinadas circunstancias, casos em que o poço tem muito sedimento em suspensão na água haveria a necessidade de se inverter a rotação do equipamento principalmente nos monofásicos….

    é possível essa inversão nesse tipo de motor………..

    obs. esses equipamentos são importados da china………….

    agradeço sua colaboração desde já

  22. Paula

    Olá, tenho uma questão para responder no curso, e fiquei meio em duvida poderia me ajudar?
    A questão é a seguinte:

    Equipamentos industriais que são acionados por motores elétricos, dependendo de sua aplicação, o sentido de rotação do motor elétrico deve ser invertido.
    Nesse contexto, para que um motor de indução trifásico possa ter seu sentido de rotação invertido, o circuito do comando deve:

    (a)acionar o relé térmico
    (b)acionar o rele de falta de fase
    (c)modificar invertendo as fases da alimentação do motor
    (d)modificar a tensão de alimentação, passando de alternada, para continua.
    (e)modificar a ligação dos enrolamento, passando de estrela para triângulo.

    Por favor, preciso de uma resposta

    1. felipe waldhelm

      c concerteza pois se você inverter por ex: as fases são R S T . se você fizer R T S irá inverter o sentido de rotação desse motor trifásico

  23. Fânio

    Muitíssimo explicativo e útil. Parabéns!

  24. José Ilo

    Olá !
    Gostaria de fazer parte deste grupo para acompanhar o assunto de elétrica !
    Achei o blog muito construtivo !

  25. jerson

    fiz o procedimento como voce ensinou mas o motor não partiu, somente quando dei uma ajudinha, mas mesmo assim não teve rotação, ficou como pesado, o moter que prciso fazer rodar para esquerda é um WEG B56CO176, capacitor fixo, uso em 220V.
    se tiver uma dica fico te devendo essa.

    1. Olá jerson! Primeiramente confere se o fechamento do motor esta de acordo com a tensão aplicada 127 ou 220V, se mesmo assim não rodar, favor conferir se o capacitor está bom, faça a medição do mesmo usando um multímetro. Em nosso blog ensina como usar um multímetro é só navegar em nossas páginas.

  26. Joao Batista dos Santos

    Gosto muito destes polst embora ainda não esteja trabalhando com motores mas é muito bom ter estas informações obrigado!!

    1. Evilazio de Souza Serra

      Tenho um moto da web 3/4 vc 3480 rotação 4fios preciso de inverter a rotação como fazer, não tem capacitor.

      1. Olá Evilazio:
        Costuma ter instruções na placa de identificação do motor.

Deixe um comentário