O que é um fator de potência?

Apresentação

O que é Um Fator De Potência?  Vamos agora abordar um dos assuntos muito interessante na área da elétrica, para entender melhor sobre o fator de potência,vamos resumir aqui alguns dos fatores mais importantes, para que seu conhecimento fique mais elevado sobre este assunto.

Sobre o fator de potência

Fator de potência gerado por equipamentos, elétricos trabalhando em corrente alternada (CA). Sendo: Potência ativa, potência total e potência aparente. Existem três maneiras de determinar o fator de potência, pois vale lembrar que influência muito o tipo de carga ligado a um sistema elétrico, são elas; Capacitiva, indutiva, resistiva.

Simplificando

Para entender melhor sobre o (FP) vamos simplificar. segundo estudos, um (FP) fator potência se define como um quociente entre a potência ativa(kw) e a potência aparente(kva), Pois lembrando que o (FP) se torna igual o coseno do Ø do triângulo das potências. Veja abaixo um triângulo  e retângulo das potências.

fator de potência
Triângulo das potências

Calculando

Neste caso o fator de potência pode ser expresso da seguinte forma:

FP = P/S

Triângulo e Retângulo das potências

Primeiramente vamos saber um pouco mais sobre essas potências que estão associadas ao triângulo e retângulo das potências.

Tipos de potências

Aparente (S) — Produto da tensão pela corrente do circuito que será maior do que a potência ativa.

Ativa (A) — Produz trabalho a um determinado período de tempo.

Reativa (Q) — Representa a medida da energia elétrica, que é armazenada e depois devolvida a fonte, sendo assim, durante cada ciclo da corrente elétrica, alternada, essa energia elétrica é usada para produzir os campos eletromagnéticos, os campos eletromagnéticos são responsáveis para o funcionamento de alguns equipamentos elétricos. Exemplo: Motores elétricos de indução de gaiola.

Conhecimento e Informação

No Brasil existe um artigo que determina um valor de 0,92 FP indutivo, pois, se ultrapassar este valor o consumidos é penalizado com supostas multas altíssima; Artigo n°- 95; Resolução ANEEL n°- 414 de 09/09/2010. Existe uma maneira de corrigir o FP evitando assim as multas. A correção do FP é feito através de bancos capacitores, com uma potência reativa kvar (Q) contrário o da carga.

Nota.

Motor elétrico de indução de gaiola, capacitores ligados em série com o mesmo para melhorar o fator de potência. Porém, quando se tem um excesso no aumento da corrente elétrica, as perdas de energia elétrica são maiores. Quando a uma determinada carga tem um fator de potência, que representa um valor abaixo de 0,1FP, consome maior quantidade de energia elétrica. Sendo assim, uma mesma quantidade de potência útil será necessária para suprir a mesma. Mas, sempre vale lembrar que o limite estipulado pelas concessionárias de energia elétrica é de 0,92FP mínimo, se não obedecer este valor mínimo, o consumidor será penalizado com cobrança de multas.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 7 comentários

  1. Joel Urbano

    Sim, quero me aperfeiçoar mais no curso de elétrica, qualquer conhecimento é válido

    1. Ola´Joel! Ficamos um tempo sem fazer novas postagens e responder as dúvidas dos nossos leitores, em breve voltaremos com todo vapor, cheio de novidades no setor da elétrica, aguarde!!

  2. juminu luiz batista

    eu estudo as harmonicas (cargas não lineares) desde 1996 se tiver algo a respeito mande para mim

    1. Olá juminu! Assim que tivermos alguma novidade sobre o assunto, te enviamos.

  3. ROGERIO

    ola muito bom gostei de mais . gostaria de saber de maneira bem simples como calcular o capacitor para um motor de 1 cv 220v obrigado

  4. geraldo silvestre de araujo filho

    gostaria de me aprofundar mas na área de fator de potência

    1. Olá Geraldo! Entre em contado com nossa equipe, através do formulário de contato, depois informe de qual material você precisa que talvez possamos te ajudar.

Deixe um comentário