Como Usar Um Megôhmetro.

Conceitos de como usar megôhmetro

Primeiramente antes de aprender a usar um megôhmetro. vamos saber os seus princípios básicos de funcionamento. isso se torna um meio adequado para estar se familiarizando com o equipamento que irá usar.  Conhecer qualquer equipamento antes de manusear o mesmo se torna quase obrigatório.

Princípios básicos de funcionamento.

megôhmetro

Megôhmetro é um equipamento utilizado para medir determinados isolamentos de motores elétricos e transformadores. Para fazer essas medições o megôhmetro gera uma tensão de aplicação que varia de quinhentos a dez mil volts.

Leitura.

A leitura é a base de fluxo de corrente nas duas partes do equipamento medido.

Se for fazer uma medição em um motor elétrico. usa-se a carcaça e a bobina do mesmo para efetuar as medições necessárias. O tempo para fazer essa medição leva em torno dos seus quinze segundos, com esse tempo de medição da para verificar o índice de polarização e absorção de um motor elétrico.

Conceitos

O megôhmetro foi projetado para medir valores elevados de uma resistência elétrica. Portanto, se torna muito importante sua utilização para fazer medições precisas e confiantes em isolamentos elétricos.

Aviso de segurança.

Muita atenção na hora de usar um megôhmetro, não encostar nas pontas sem isolação na hora que for fazer qualquer teste. Um megôhmetro gera tensões muito altas dependendo do modelo ele pode ultrapassar os seus dez mil volts, cuidado este tipo de tensão pode ser fatal.

Recomendações.

Antes de usar um megôhmetro, favor verificar se não existem nenhuma tensão elétrica onde será feita a medição. Sempre selecionar uma tensão que não ultrapasse a tensão do circuito elétrico ou equipamento a ser testado. Portanto, não deve fazer medições em circuitos energizados, se for um circuito com presença de capacitores, favor aguardar os mesmos descarregar.

Usando um megôhmetro.

Primeiramente, tem que ligar o megôhmetro, assim que o display acender o ele vai pedir para selecionar uma tesão. Porém, deve – se selecionar uma tensão de teste existente no equipamento. Ou seja, obsrevar a capacidade de medida, sendo, com 1kv poderá medir uma resistência de até 60GOhm. 2,5kv poderá medir até 150GOhm, 5kv 300GOhm, 10kv 600GOhm. Portanto, vale elmbrar, que a tensão de teste a ser usada, não deverá ultrapassar a capacidade da isolação do circuito a ser testado.

Usando um megôhmetro para medir o isolamento de um motor elétrico

Usando um megôhmetro para medir o isolamento de um motor elétrico. Em primeiro lugar, tem que plugar as pontas de provas vermelho e preto, no local indicado pelo manual ao tipo e modelo do seu megôhmetro. Geralmente o vermelho liga no line e o preto no terra. ligar o vermelho em qualquer ponta da bobina do motor e o preto na carcaça do motor. Assim que se aplicar a tensão de teste, o mega indicara a resistência que  a bobina do seu motor estar gerando. Sendo assim, basta saber se a mesma esta boa ou não. Se o mesmo der uma resistência baixa, deverá ser levado a uma estufa para corrigir o problema, este é só um exemplo.

Nota. Após acabar o teste de medição, encostar a ponta da bobina do motor na carcaça do mesmo para descarregar. Pois quando o motor estiver queimado o megôhmetro aplica o teste de tensão e o valor medido fica igual a zero.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 19 comentários

  1. Francisco

    Oi,
    Como posso usar as pontas de prova do meghometro em um transformador? Ou seja, no transformador trifasico. Ou melhor, devo fazer um shunt no transformador? Se sim, como e onde? No primário ou no secundário?
    Obrigado

  2. João

    Olá. Gostaria de saber se eu poderia utilizar um megômetro afim de aferir um sistema de aterramento, isto na ausência de um terrômetro.

  3. Marcio luiz de oliveira

    Boa noite gostaria de receber algum material de como utilizar o megômetro em diversos equipamentos , principalmente nos motores trifasicos de varias pontas ,como proceder com as pontas e fechamento das bobinas e tensão correta de aplicação.

  4. Wilson

    Como testar transformador com o megometro

  5. Jair Morais da silva

    Tenho dúvidas de megar transformadores trifásico no secundário e primário.Gotaria de saber como é este procedimento,pois é diferente de medição de motores elétricos trifasicos.

  6. Helio custodio

    Gostaria que me enviasse o manual de tensão e corrente que pode ser aplicado nos motores

  7. Evandro Marins de sousa

    gostaria de receber dicas de manuseio de equipamentos eletricos,pois sou eletricista e preciso me familiarizar a cada dia.

  8. antonio

    ola sou antonio quero saber como usa megometro

    1. Antônio Almeida

      Olá fiquei muito interessado em saber mais sobre o megometro e quando o megometro pode me ser útil

  9. Antenor Abreu Basos

    gostaria de receber mais informaçãos sobre megômetro

    1. Ok Antenor, é só enviar o que você deseja saber sobre megômetro através do nosso formulário de contato, que enviaremos o material de seu interesse no seu e-mail de contato, TOTALMENTE GRÁTIS.

    2. Sergio

      Poderia me enviar o material que fala como se utiliza o megometro para medir a resistência de condutores
      ,motores,transformadores e barramentos.

      1. Olá Sergio! Será um prazer poder te enviar este material, entre em nosso site e faça essa solicitação através do formulário de contato, assim que recebermos o seu e-mail pelo formulário de contato lhes enviaremos todo material disponível (assunto megômetro).
        http://www.robertdicastecnologia.com.br

  10. Roni Buzzi

    Artigo muito Bom, Bem detalhado.

  11. ROBERTO FERNANDO DE CARVALHO

    Boas sua intenção de nos ensinar como funciona tudo que envolve em matérias de eletricidade, obrigado!

  12. jorge

    muito bom as dicas, falta uma explicação sob diagramas esquemáticos

  13. ribamar santana

    obrigado companheiro por compartilhar seus conhecimentos, é de grande ajuda pra quem está começando ou já trabalha na área. valeu!

    1. Olá Ribamar!Nos é que te agradecemos pelo seu reconhecimento do nosso trabalho.Volte sempre!

Deixe um comentário