Planejamento para Instalação Elétrica.

Sempre quando for fazer algum tipo de  serviço de instalação elétrica, sempre é bom começar com um bom planejamento. Porém um bom planejamento pode evitar prejuízos na hora da montagem. Ou seja, sempre é bom fazer um planejamento antes da montagem, proporcionando um serviço de boa qualidade, economia e uma execução mais rápida e segura. Portanto, para fazer um bom planejamento de uma instalação elétrica residencial, é só seguir o passo a passo abaixo:

Planejamento de uma  instalação elétrica residencial.

  • Ter em mãos o projeto da residência, com todas as medidas.
  • Saber quantos aparelhos elétricos usados na residência, bem como o tipo de cada um.
  • Fazer um ley-out dos móveis, para saber as suas localizações. Sabendo onde os móveis iram ficar já  pode começar a fazer as marcações dos pontos de tomadas, interruptores, lâmpadas e QDG (Quadro de distribuição geral).
  •  Fazer o dimensionamento da instalação elétrica. Porém, sempre é bom começar calculando, as cargas instaladas. Iluminação, tomadas de uso geral e tomadas de uso especial. Se existir outros equipamentos não citados aqui, favor dimensiona-los também. Especificação técnicas de todos os materiais elétricos utilizados na instalação. E importante fazer a separação dos circuitos elétricos e depois fazer a elaboração do projeto elétrico.
  • Conferir a tensão elétrica de entrada solicitada. Fazer as marcações de tensão 127V~ e 220V, quando solicitado duas tensões. Devido a demanda de carga instalado no circuito, verificar também o número de fases de entrada.
  • Verificar os pontos dos circuitos não elétricos, para evitar dor de cabeça depois. Os circuitos não elétricos são: telefone, fax, computador, TV, e outors. Estes dispositivos necessitam de um ponto não elétrico, que são os pontos de sinal, rede etc.
  • Fazer um traçado de um desenho elétrico. Contendo todos os dispositivos, bem como os equipamentos utilizados na instalação elétrica residencial.
  • Anotar todos os detalhes da instalação, usar símbolos e conversões neste desenho elétrico para que se possa ter uma boa montagem.

Planejamento para Instalação Elétrica.

Um projeto de uma instalação elétrica residencial é elaborado a partir de um desenho elétrico que chamamos de planta baixa. Portanto, uma planta baixa tem que  conter o seguinte, endereço da residência, dimensões e nomes dos cômodos, equipamentos e aparelhos elétricos que serão usados na residência, iluminação, interruptores e tomadas. Verificar sempre as posições das tomadas interruptores e das lâmpadas. Pois as lâmpadas deveram sempre ser instalada no centro de cada cômodo para uma melhor distribuição da iluminação. Obs: Dependendo do modelo da iluminação.

Lembrete, para se fazer um planejamento de uma instalação elétrica, terá que ter conhecimento de uma planta baixa para iniciar todo o processo do projeto elétrico. Sendo assim, uma planta baixa poderá ser feita nas seguintes  escalas, 1:100, 1:75, 1:50 etc.

Veja abaixo um exemplo de um projeto elétrico em uma planta baixa:

instalação elétrica

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,