Interruptores e Tomadas Uso Geral.

Os interruptores e tomadas uso geral, já faz parte do nosso dia a dia. Eles estão em todos os ambientes que frequentamos, mas para se familiarizar com estes dispositivos elétricos, aqui vai algumas dicas muito importantes que poderá te ajudar.

Modelos de interruptores e tomadas.

Existem vários modelos de interruptores e tomadas que se aplicam em instalações de qualquer nível a gosto do cliente. Sempre  quando for comprar tomadas ou interruptores, tenham em mãos um catálogo do fabricante, facilitando assim na escolha correta para sua instalação. Porém, os interruptores podem ser classificados como. Intermediários, duplos, simples, triplos, bipolares, paralelos, dimmers, pulsadores e outros. Mas sempre lembrando que cada um deles devem ser usados em locais específicos.

Para  ligação de um interruptor simples.

As tomadas, foram padronizadas para dar maior segurança as pessoas e maior proteção aos equipamento. Sendo assim, as tomadas padrões fabricadas atualmente suportam condutores fases/neutro (PE). Porém, tomada e interruptores de uso geral em instalação elétricas residenciais fabricadas atualmente, suportam uma determinada carga. Ou seja, uma determinada corrente elétrica, sendo, 10A,15 e 20 amperes, chamamos isso de corrente nominal (In). Geralmente sua capacidade máxima de tensão elétrica não ultrapassa de 250 volts enfim.

Nota. Quando for fazer uma ligação de um interruptor e uma lâmpada, sempre ligar o condutor neutro de sua rede no receptáculo, e o condutor fase no interruptor.

Veja a maneira correta para ligar um interruptor e uma lâmpada.

Para  ligação de um interruptor simples.

tomadas
Ligação de interruptor simples

Interruptor e Tomada Uso Geral.

Para as tomadas, os condutores elétricos devem ser no mínimo de 2,5mm². Portanto, as tomadas tem que ter sua ligação da seguinte forma: os condutores fases, neutro e PE ( aterramento ). Lembrando que sempre deve usar condutores de cores padronizadas (diferentes).

Veja  abaixo a maneira correta de ligar uma tomada.

Para ligação em 127volts.

tomadas
Ligação tomada 2p+t 127V~

Para ligação de tomadas em 220volts.

tomada
Ligação tomada 2p+t 220V~

Para saber mais é só assinar em nosso blog/site Dicas de Tecnologia RDT RAGEMG.

Não perca o próximo post;”Dicas sobre Esquemas de Aterramento Elétrico.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,