Esquema de Aterramento Elétrico.

Existem três classificações para aterramento elétrico vigentes pelas normas NBR 5410/97, são elas. TN, TT, IT.

TN = Sistema que tem um ponto diretamente aterrado onde as massas ligadas a este ponto, usa condutores de proteção. Portanto, o sistema de aterramento TN subdivide em:

TN-S = Neste sistema os condutores de proteção PE e os condutores neutros N. tem sua ligação feita nos circuitos elétricos de formas distintas, sendo assim, N é neutro e PE proteção elétrica.

aterramento

TN-C = Neste tipo de instalação, o sistema de proteção elétrica (PE) e o sistema de neutro( N), são ligados em um único condutor PEN;

aterramento

TC-C-S = Este tipo de aterramento se usa quando os sistema de combinação da proteção elétrica (PE) e neutro (N). Porém, são ligados em um só condutor. Portanto, em instalações elétricas residenciais é recomendado que utiliza essa ligação junto ao padrão de entrada de energia elétrica.

aterramento

Em resumo. O sistema TT são constituídos por pontos, diretamente aterrados. Porém, utiliza-se eletrodos. (haste de aterramento). Estas hastes serve para fazer a ligação das massas.

Nota: Este tipo de aterramento é  independentes dos dispositivos existentes na alimentação;

aterramento

O sistema IT não possui nenhum tipo de ponto para aterramento direto, estando suas massas aterradas;

sistema IT

Esquema de Aterramento Eletrico.

Procedimentos básicos para ligação do condutor de proteção PE. Primeiramente, o condutor de proteção elétrico devem ter seus condutores com a isolação na cor verde ou verde amarelo. O condutor de proteção elétrico deve ter sua ligação junto ao padrão de entrada de energia. Deve – se ficar uma haste de aterramento para fazer a ligação do aterramento.

Deve – se, fazer a instalação de uma caixa de inspeção para manutenção e aferição da eficiência do aterramento.

Portanto, a ligação do aterramento, tem que ser no quadro de distribuição da residência, para proteção do circuito. Este  condutor para proteção do circuito, tem que ter sua ligação em todos pontos onde se fizer necessário. Por exemplo: tomadas, chuveiros e outros.

Enfim, o sistema de proteção elétrica tem por finalidade em fornecer o melhor caminho de falta a terra, evitando que a corrente elétrica circule pelo corpo das pessoas que tem contato com os equipamentos elétricos quando energizados.

No próximo post abordaremos a seguinte dica: Como planejar a montagem de um circuito elétrico. Não perca tempo e assine o blog/site Dicas de Tecnologia RDT RAGEMG e receba grátis todas as atualizações dos posts de elétrica em seu e-mail.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,