Como Ligar Lâmpada e Tomada Junto Conjugado.

Como ligar lâmpadas e tomadas junto conjugado?

Para ligar uma lâmpada onde se tem um interruptor junto com uma tomada não é muito difícil. Mas para quem nunca fez esse tipo de ligação, poderá ter algumas dúvidas na hora que for ligar uma lâmpada e tomada junto.

Existem duas maneiras de estar fazendo esse tipo de ligação, quando se tem uma lâmpada e tomada junto.

Primeira maneira de fazer a ligação é usando o mesmo circuito. Porém, a segunda maneira é usar circuito separado. Sendo assim, a ligação para o primeiro circuito é onde não usa quadro de distribuição. Já o segundo circuito é onde se usa um quadro de distribuição. Porém, vale lembrar que o interessante é sempre usar circuitos separados para  iluminação e tomadas.

Sempre que for executar qualquer serviço de eletricidade, desligue a energia elétrica e certifique-se que a rede esteja totalmente sem energia, evitando assim acidentes.
Uma dica importante é sempre fazer a ligação do fio neutro na lâmpada e passar o fase no interruptor. Por exemplo, quando for fazer manutenção no receptáculo ou trocar a lâmpada, desligando o interruptor você estará desenergizando os mesmos evitando choque elétrico. Portanto, esta dica somente se aplica em tensões 127 volts devido o 220 volts ser fase/fase e 127v fase/neutro.

Como Ligar Lâmpada e Tomada Junto Conjugado.

Primeiro vamos precisar de um interruptor conjugado com uma tomada.

Segundo, vamos precisar de condutores elétricos 1,5mm² e 2,5 mm² para ligar a lâmpada e a tomada. Observação, essa bitola de condutores serve só como exemplo de ligação, favor dimensionar os condutores que se aplicam a sua demanda.

Esquema de ligação simplificado feito especialmente para quem nunca fez esse tipo de ligação. Lembrando que esse esqueminha não segue as normas de simbologias elétricas, caso queiram um esquema com as normas de simbologias, favor entrar em contato com a equipe RDT RAGEMG.

Este esquema abaixo é para se ter uma ideia de como ligar uma lâmpada e tomada simples, direto na rede principal.Observação, para ver as outras maneiras de ligar lâmpada e tomada, continue a seguir RDT RAGEMG.

lâmpada e tomada

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,