Circuito Elétrico Residencial.

Este post vem trazendo dicas muito importantes para se fazer uma instalação de um circuito elétrico residencial. Serão abordando vários assuntos que poderão ser de grande utilidades no dia a dia de um profissional da elétrica. Portanto para iniciar essa dicas, vamos começar com os tipos de cargas que são usadas em circuitos elétricos residencial.

  • Circuito de baixa tensão. O circuito elétrico abaixo ou igual 75kw se encaixa no grupo de instalação de baixa tensão. Onde os consumidores se limitam a um atendimento da concessionária que é 220V~/127V.
  • Circuito de média tensão. O circuito elétrico abaixo ou igual 69kv se encaixa no grupo de instalação de média tensão. Onde os consumidores se limitam a um atendimento da concessionária que é 13.800V~ (trifásico).
  • Cargas instaladas. Soma de toda potência nominal de equipamentos elétricos instalados nas unidades consumidoras expressas em kW.

A tensão elétrica pode ser distribuída ao consumidor das seguintes maneiras:

  • Fase e neutro,sendo essa alimentação por dois fios mas com uma tensão de 127 volts.
  • Fase;Fase e neutro,sendo essa alimentação por três fios com as seguintes tensões,127/220 volts;127/254 volts.
  • Fase;Fase;Fase e neutro,sendo essa alimentação por quatro fios com as seguintes tensões,127/220 volts.

Circuito Elétrico Residencial.

circuito elétrico

As ligações são exigidas nas seguintes maneiras. Classificações dadas aos tipos de ligações (A,B,C).

Tipo de ligação A = Ligação com uma demanda de 10kw.(1 fase e 2 fios).

Tipo de ligação B = Ligação com uma demanda maior que 10kw menor ou igual a 15kw (2 fases e 3 fios).

Tipo de ligação C = Ligação com uma demanda maior que 15kw menor ou igual 75kw (3 fases e 4 fios).

Como se determina uma carga instalada?

Para se calcular uma carga instalada, deve – se somar todas as potências de tomadas uso geral e iluminação. Porém, existe uma norma (ABNT, NBR5410/97, instalações elétricas de baixa tensão). Portanto, essa norma determina a potência em VA para as tomadas de uso geral. São elas, tomadas de banheiro cozinha, copas, áreas de serviços. Sendo assim, as três primeiras tomadas deverão ter a carga mínima de 600VA por tomada. Para as demais tomadas deve-se considerar uma carga mínima de 100VA para cada tomada. Para tomadas em garagens, subsolos, sótão e varandas, as tomadas deveram ter no mínimo 1000VA cada uma. Em outros locais de instalação as tomadas deveram ter no mínimo 100VA por tomada.

Calcular a carga de um circuito elétrico usando os dados.

Ou seja, podemos calcular a carga usando os dados de especificações técnicas dos equipamentos elétricos que serão usados. Por exemplo, calcular a carga usando a tensão nominal, a corrente nominal e o fator de potência do equipamento elétrico. Porém, existe também uma norma que estipula o calculo de uma iluminação adequada, (NBR5413/92 iluminação de interiores – ABNT) sendo, cômodos com uma área igual ou inferior a 6m², deverão usar uma carga mínima de 100VA, porem, áreas acima de 6m2 deverão usar uma carga mínima de 100VA para os primeiros 6 metros e acrescentar 60VA a cada 4 metros.

Sendo assim, separar os circuitos de tomadas de uso geral com iluminação,os circuitos cujo equipamentos ultrapasse 10 amperes,também deveram ser separados,norma(NBR5410/97),EX: Fornos elétricos,chuveiros,microondas etc.

Portanto, sempre é bom lembrar que, se torna de grande importância que os circuitos elétricos sejam divididos, para facilitar a instalação, manutenção e inspeção. Sendo assim, um circuito bem montado e bem dimensionado conforme as normas, reduzem muito as quedas de tensões e evita acidentes com a rede elétrica.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Deixe um comentário