Instrumentos de Medições Para Uso Na Elétrica.

Os instrumentos de medições elétrica geralmente são usados para fazer acompanhamento em uma instalação elétrica. O monitoramento de uma instalação elétrica é muito importante na prevenção de possíveis, problemas. Estes problemas podem prejudicar um sistema de fornecimento de energia elétrica, podendo assim provocar interrupções de energia gerando perca na produção ou outros tipos de transtorno.

Os instrumentos de medições pode ser usados em sistemas operacionais, onde os operadores de painéis usam os mesmos para controlar sua produtividade. Existem diversos tipos de instrumentos de medições, desde os mais simples até os mais sofisticados, que são os que se usam na automação.

Os instrumento de medições mais usados.

Os instrumentos de medições mais usados nas montagens mais simples são os voltímetros, amperímetros, horímetros, medidores de temperatura, medidores rpm e outros. Mas, já em painéis mais sofisticados, que é o caso da automação, são usados, transmissor de vazão, medidor de nível e outros mais.

Portanto,existem medidores analógicos e digitais, a gosto do cliente. Porém tem medidores digitais que possuem varias funções, facilitando assim na instalação, ou seja, ao invés de usar diversos aparelhos, usa um só com várias funções.

Medidores voltímetros analógicos, são ideais para montagem em painéis elétrico, onde se torna preciso o monitoramento das tensões elétricas. Os instrumentos de medições voltímetro analógicos são de fáceis instalações e de fácil entendimento. A escala de medição pode ser dimensionada conforme sua aplicação.

Medidores voltímetros digital: menos usados por ter uma precisão um pouco duvidosa, necessitando de algumas aferições. Mas também são muito útieis, e de fácil leitura, geralmente estes tipos de instrumentos de medições já sai de fábrica aferidos por seus fabricantes. Portanto, na minha opinião eu prefiro os analógico, que podem ser aferidos com uma simples chave de fenda.

Os instrumentos de medições voltímetros digitais são de fáceis instalação em painéis, e de alta visibilidade. Eles facilitam assim, seu monitoramento a noite, ou em ambiente com deficiência de iluminação. Cada instrumento tem sua aplicação que mais se adequa as necessidades do cliente.

Instrumentos de Medições Para Uso Na Elétrica.

Os medidores amperímetros analógicos tem uma ótima aceitação no mercado, tem boa durabilidade e medições precisas. Sendo assim, os medidores amperímetros tem por objetivo monitorar a corrente de um motor elétrico, ou até mesmo de um sistema elétrico operacional complexo.

Estes modelos de amperímetros são muitos usados em QGBT. (quadro de distribuição de baixa tensão) monitorando assim toda a instalação elétrica. Os medidores amperímetros instalados em painéis elétricos precisa de um transformador de corrente (TC). Isso é necessário para que ele possa fazer a leitura de monitoramento da corrente elétrica.

Os amperímetros digitais tem a mesma precisão dos instrumentos de medições voltímetros analógicos. Seu uso se torna de grande importância em montagens nos painéis de operação em áreas não automatizadas. Portanto, a sua alimentação é independente 127V~/220V~ . Sendo assim, estes instrumentos de medições também necessita de um transformador de corrente (TC) para que possa monitorar a corrente elétrica. Eles tem ótima visualização noturno, e é de fácil instalação.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Deixe um comentário