Disjuntores Termomagnéticos e Suas Funções.

Os disjuntores termomagnéticos sem dúvida, são os melhores para proteção de circuitos elétricos. Seja residencial ou industrial. A função de um disjuntor termomagnético é proteger um determinado equipamento ou circuito elétrico que esteja ligado no mesmo.

Para proteção de um motor, o disjuntor termomagnético atua devido a uma sobrecarga ou curto circuito interrompendo assim o fornecimento de energia elétrica a este equipamento, evitando que o mesmo queima. Ele também protege os condutores elétricos. Quando ocorre um curto circuito, o condutor aquece, se o mesmo não estiver protegido com um disjuntor termomagnético, o prejuízo será grande podendo causar até um incêndio.

A proteção de um circuito elétrico tem que ser bem dimensionada para que evite prejuízos devido a uma sobrecarga ou um curto circuito. Em instalações residenciais, o uso de disjuntores termomagnéticos é indispensável. O mesmo protege toda instalação evitando queima de eletrodomésticos ou até mesmo incêndios causados por um curto circuito ou sobrecarga da instalação. Portando, é sempre bom lembrar que todo circuito elétrico deverá ser dimensionado por um engenheiro eletricista, ou um profissional habilitado para exercer esta função.

Existem várias marcas e modelos de disjuntores termomagnéticos,existem também disjuntores para várias funções. Em instalações industriais, os disjuntores são dimensionados conforme cada tipo de equipamentos. Em instalações residências ou comerciais, o dimensionamento destes disjuntores é simples de fazer.

Lembrado, que o uso do termomagnéticos são mais indicados. Os disjuntores termomagnéticos atual com duas proteções, uma térmica e outra magnética.

Disjuntores Termomagnéticos e suas funções.

Proteção térmica: Essa proteção é constituída por duas lâminas bimetálicas, quando ocorre uma sobrecarga de longa duração essas lâminas bimetálicas se aquecem atuando o disjuntor. Interrompendo assim o fornecimento de energia elétrica ao circuito  ligado ao disjuntor termomagnético.

Proteção magnética: A proteção magnética é constituída por uma armadura sustentada por uma alavanca. A mesma fica distanciada de uma chapa construída em ferromagnética, quando ocorre um determinado curto circuito, este curto circuito passa por entre a chapa ferromagnética causando um efeito ímã, atraindo a armadura, provocando assim a abertura dos contatos, interrompendo o fornecimento de energia ao circuito ligado a este disjuntor termomagnético.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Deixe um comentário