Capacitores de Partida de Motores Elétricos.

Capacitores de partida de motores elétricos, são usados em motores monofásicos. A função de um capacitor de partida é muito simples, ele serve para auxiliar na partida de um motor elétrico. Mas qual é realmente seu regime de trabalho! Como ele auxilia nessa partida! Como saber se ele esta queimado! Que energia ele fornece para que o motor de a partida! Bom tudo isso eu vou explicar agora, aqui neste tutorial.

Existem duas utilização de capacitores de partida. Uso permanente ou uso instantâneo. Uso permanente é quando o capacito é usado diretamente em conjunto com a bobina do motor sem o uso de uma chave centrífuga ou algum tipo de relé. Quando o motor da a partida, o capacitor auxilia na partida, mas permanece ligado em conjunto com a bobina do motor permanente. Já o uso do capacitor instantâneo, ele é ligado em uma chave centrífuga ou um relé. Após o motor atingir mais ou menos 75% da rotação nominal, a chave ou o relé desliga o capacitor.

O capacitor auxilia a partida de um motor monofásico da seguinte forma. Ele cria uma diferença de fase que se torna necessária entre os campos magnéticos, auxiliando no torque de partida do motor monofásico. Portanto, o capacitor de partida para motores monofásicos tem a função de criar um conjugado de partida. Adiantando assim a corrente de uma tensão em mais ou menos 90°.

Para saber se um capacitor de partida esta queimado é muito simples. Primeiramente, os capacitores de partida tem a medição em micro farads, todas as características técnicas destes equipamentos ficam descritos em suas carcaças. Localize na carcaça do capacitor qual é a sua medida em micro farads, veja a imagem abaixo.

Capacitores de Partida de Motores Elétricos.

capacitores

Nota. Este capacitor tem sua medida de 8 micro farads. Para saber se este capacitor estar ou não danificado, primeiramente teremos que ter um multímetro com a escala que mede micro farads. Quase todos os multímetros tem essa escala. Selecione a escala do multímetro em micro farads. Obs: No multímetro vai ter uma sigla igual a do capacitor, feito isso é só conferir o valor. Se o valor não for o mesmo que esta descrito na carcaça do capacitor, faça a substituição do mesmo.

Os capacitores, armazenam a energia elétrica com base no valor de seus micro farads, conforme tensão aplicada. O capacitor quando ligado a um motor, fornece energia para que o motor monofásico de a partida. Nota. Os capacitores de partida da um impulso elétrico nas bobinas do motor durante a fase de partida.

Vejam Também; Comando Elétrico Para Motores

Lembrando que quando for trocar um capacitor, aguardar por alguns segundo até que o mesmo seja totalmente descarregado. Motivo, capacitores armazenam energia em seu interior. Mesmo estando desligado ele pode gerar choque elétrico, então a melhor opção é esperar ele descarregar totalmente para evitar choque elétrico.

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Este post tem 8 comentários

  1. Leonardo Mafra

    Boa noite.

    Possuo uma maquina de sorvete que utiliza um capacitor de partida de 30/36uf 330vac.
    Não encontro esse capacitor para substituição.
    É possível utilizar um de 36/43uf? Foi o mais próximo que encontrei.

    Obrigado

  2. LEONARDO MAFRA

    Boa tarde
    Possuo um motor que utiliza capacitor de partida 30-36ufa.

    Preciso trocar, pois o mesmo queimou.

    No Brasil não encontro com essa referencia.
    É possível utilizar o de 36-43ir?

  3. Raickson Costa

    Prezado
    Estou recuperando um motor WEG de 2CV 110/220 V
    O modelo em questão usa 2 condensadores eletrolíticos de 480-585 mFD 110 Vca.
    Estou com dificuldade para encontrar com o mesmo valor de capacitância.

    É possível substituir por outro de mesma tensão mas com maior capacitância?

    O mais próximo que consegui encontrar foi 540-648 MFD com a mesma tensão 110 Vca

    Posso trocar sem risco de danificar o motor?
    Ou seja, trocar 485-540 110Vca por 540-648Vca?

  4. Luiz Carlos

    Gostei muito da informação, mas o capacitor estragado faz com que o motor perca a força, ou fique lento? Ou o motor é que já está nas últimas? Obrigado.

  5. Gerson

    Tenho uma lavadora de alta pressão , sem a capa original , troquei o capacitor pois o mesmo queimou, notei que os polos do terminal do fio da máquina, estavam oxidados ,
    Fica meio exposto, resolvi aplicar cola quente para impermeabilizar , e coloquei um tubo de pvc , com um diâmetro levemente superior ,

    pergunta? O capacitor esquenta na partida da lavadora de pressão ?
    Ou vai esquentando durante o uso ?
    Penso que a cola quente derreta e crie corrente

    1. Olá Gerson;
      Quanto a esquentar a ponto de derreter a cola quente, pode ficar tranquilo, não chega a este ponto não.

  6. Alberto Mario Romano

    Muito ilustrativo

  7. Ótimas explicações. parabéns. poderia ser um pouco mais direto e simples. o motor monofásico usa bobina. é alimentado em corrente alternada. a corrente elétrica indutiva está atrasado 90° em relação a tensão elétrica. em corrente capacitiva a tensão elétrica está adiantada 90° em relação a corrente elétrica. então coloca o capacitor para manter a tensão e corrente em FASE e tirar o eixo do motor da inércia. o que aconteceu colocando o capacitor, foi corrigir o fator de potência. Saudações.

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