Placa de Identificação de Motores Elétricos de Indução de Gaiola.

Placa de identificação de motores elétricos. Essas placas contem todas as características técnicas de um motor.

Placa de identificação de motores elétricos. Essas placas contem todas as características técnicas de um motor. Agora vou explicar como se interpreta essa placa de identificação de um motor elétrico trifasico do fabricante Weg. Porém, é muito importante que saibam interpretar os significado de cada sigla elétrica contida nesta placa de identificação. Portanto, esta placa com as características do motor, fica fixada na carcaça do motor elétrico de indução.

Esta placa de identificação na imagem abaixo é de um motor trifásico Weg que vamos usar como exemplo em nossa explicação.

placa de identificação
Estas placa de identificação são de fácil entendimentos, não tem segredo nenhum.

Portanto, conforme ilustração abaixo, Weg significa a marca do fabricante do motor, NBR. 15626 se dá a uma norma que fixa os requisitos básicos a serem atendidos pelos motores de indução, porém, com exceção daqueles motores mencionados em 1.3, antes essa norma era NBR 7094.

placa de identificação

As ilustrações abaixo nos traz as seguintes informações sobre placa de identificação, sendo.

As ilustrações abaixo nos traz as seguintes informações sobre placa de identificação, sendo.

~3 – Indica um motor trifásico de corrente alternada. 250 S/M – Identificação da carcaça do motor elétrico trifásico Weg.

11/01 – Data de fabricação do motor, ou seja, AY53872 Codificação e número de série de fabricação do motor.

placa de identificação

Indica a descrição do motor – 60HZ – Indica a frequência da rede elétrica que se aplica a este motor. CAT N – Indica que este motor foi projetado para trabalhar com cargas normais, por exemplo, bombas, ventiladores, correias transportadoras e outros. FS 1.00 – Significa o fator de serviço em que o motor poderá exceder sua carga nominal, este não tem, só tem os que possuem fator de serviço de 1.15, sendo assim, é só multiplicar a nominal pelo Fs – Fator de serviço.

placa de identificação
KW(HP-CV)75(100) – Indica a potência do motor elétrico em KW e CV. RPM – Indica a rotação nominal do motor elétrico.
placa de identificação

ISOL – Indica a classe de isolamento da bobina do motor, por exemplo, classe F – ISOL F – Significa que a bobina deste motor suporta a uma temperatura de até 105 °C. Portando, existem outras classes. São elas: Classe B -130°C, classe F – 155°C, e classe H que suporta até 180°C. IP55 – Indica o grau de proteção do motor contra penetração de corpos estranhos em seu interior, por exemplo, poeiras e líquidos. Porém, os que possuem IP67, tem proteção total contra qualquer corpo estranho em seu interior. ALT – É a altura máxima de trabalho, considerando o nível do mar.

placa de identificação

220/380/440V~ – Tensões nominais em que o motor poderá ser ligado. 245 – Corrente nominal em 220V. 142 – Corrente nominal em 380V. 123 – Corrente nominal em 440V. A – Significa amperagem(Corrente elétrica).

placa identificação de motores

S1 – É o regime de trabalho do motor. Por exemplo: S1 – Significa regime de trabalho contínuo de um motor elétrico. MAX AMB – Significa temperatura máxima ambiente de trabalho do motor, em resumo, a maioria dos motores são projetados para 40°C.

identificao de motores elétricos

Fechamento da bobina do motor para que ele funcione na tensão correspondente a rede de instalação. Sendo assim, para cada tensão tem um fechamento diferente entre as bobinas.

placas de motores eletricos

6314-C3 – Indica o número do rolamento. POLYREX EM-ESSO – É o tipo de graxa deverá ser usada para lubrificar os rolamentos do motor, neste caso somente se aplica em motores que vem de fábrica com pino graxeira. 27g – Indica a quantidade de graxa que deverá ser usado em cada rolamento. 9789h – Indica o intervalo para próxima lubrificação. 462 Kg – Indica o peso do motor elétrico.

placas de motores

REND.%=92.5% cos 0.87 – Indica o rendimento do motor e o fator de potência 0,87.

indentificacao de motores trifásicos
Obs: A placa de identificação de motores elétricos, auxiliam muitos profissionais que tem dificuldade de decorar o fechamento das pontas de ligação do mesmo.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 5 comentários

  1. Eric

    Olá tenho uns motores que neles não se tem a placa de identificação. Como faço para conseguir esses dados..

  2. ANDRE MORENO GEA

    O QUE SIGNIFICA A LETRA APÓS O Nº DA CARCAÇA?

    EXEMPLO: 132 M

    : 90 S

    : 90 L

  3. adalberto lima

    muito bacana esta pagina,gostaria de receber catalogos se possivel.

  4. moises batista de souza carvalho

    olá, quero por favor mais informações dos motores de corrente continua, pois tenho um projetos e quero utilizar os motores de v.s.
    se for possível me mande catálagos.
    obrigado.

  5. jose ferreira gomes da silva

    este site e uma grande oportunidade para quem pesquisa

Deixe um comentário