Que Tensão Devo Usar Em Minha Residência!

Bom! Sempre fica uma pergunta sem resposta no ar, minha residência é de 2 andar, qual tensão tenho que usar 110 ou 220 volts? Ah! A minha é uma residência pequena. Eh! O meu é um prédio! Muitas pessoas acham que instalando um padrão 220 volts vai economizar em sua conta de energia elétrica. Não existe economia neste tipo de instalação, seja ela 110  ou 220 volts, você irá pagar por aquilo que consumiu. Por exemplo: Seu consumo é cobrado em Wh, essa é a potencia de consumo de energia de seus equipamentos elétricos, seja ele ligado em 110 ou 220 volts, o consumo não altera .

So vale lembrar, que nossa energia elétrica é cobrada em watts, não em volts e nem em amperes. Para que se tenha uma ideia sobre o assunto, veja como é calculada o nosso consumo de energia em watts. Porém, estes calculossão bem simples é só calcular, multiplicando a tensão por amperes.

Que Tensão Devo Usar Em Minha Residência!

Vejam exemplos em 110 volts, neste caso, vou estipular um valor em amperes para servir como uma demonstração sendo: Tensão, 110 volts, corrente elétrica 7A, Em resumo vamos ter o seguinte cálculo. 110 x 7 = 770 watts.

Portanto, vamos supor que você tenha um aparelho com o consumo de 7 amperes funcionando por uma hora direto. Sendo assim, o seu consumo vai ser de 077 watts.

Agora vamos calcular em 220 volts. Portanto em 220 V vamos adotar os mesmos critérios de cálculos sendo: Tensão vezes corrente, ou seja, 220 x 3,5 = 770 watts. Veja que o consumo do aparelho não altera, a única coisa que altera é a corrente elétrica. Sempre é bom lembrar que a energia não é cobrada por amperes, mas sim, por watts, que é o consumo dos aparelhos.

O padrão 220 volts é mais caro do que o de 110volts, mas sua instalação e mão de obra se torna mais barato, isso, devido a bitola dos condutores elétricos (fios), serem mais finos do que os condutores 127volts.

Tipos de residências que se aplicam as instalações de padrões 110 ou 220v.

Agora vamos saber em quais tipos de residências se aplicam as instalações de padrões 110 ou 220v. Em primeiro lugar, a tensão de um padrão fica a escolha do cliente, sendo ela em 110V~ ou 220V~ ou de acordo co sua demanda. Mas, isso vai depender da disponibilidade das tensões oferecidas pela concessionária de energia elétrica de sua região. O padrão 110 volts é mais recomendado para uma residência onde: A demanda calculada dos aparelhos elétricos não sejam muito altas, ultrapassando assim a demanda limitada pela concessionária de sua região.

O padrão 220volts bifásicos, são os mais usados em residências maiores, ele tem uma limitação de demanda maior, e possui uma grande vantagem sendo, que com uma fase e um neutro, consegue ter uma tensão de 110volts. Neste casopode se usar aparelhos 110volts ou 220volts. Aqui fica uma dica. Se você tem uma residência com mais de um chuveiro elétrico, você tem que instalar um padrão 220volts. Motivo: O padrão 110volts desarma o disjuntor quando liga os dois chuveiros juntos.

Para residências com mais de um andar ou muito grande com uma demanda muito alta de energia, o ideal é usar  padrão 220volts bifásico e em prédios de pequeno ou de grande porte é aconselhável um padrão de entrada de energia trifásico, lembrando que para prédios com demandas altíssima, dependerá de um engenheiro elétrico para que faça o dimensionamento. Nota: Toda demanda de consumo elétrico ou até mesmo dimensionamento, procurar uma pessoa qualificada, se possível um engenheiro elétrico.

Lembrete; Cada região ou estado tem a sua demanda de energia elétrica calculada para cada tipo de residência, consulte sua concessionária de energia elétrica para obter melhor esclarecimento em qual tensão usar em sua residência.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem um comentário

  1. Reynaldo

    Muito boa suas explicações, continue assim. Obrigado.

Deixe um comentário