Como Identificar Defeitos Em Motores Elétricos.

Como Identificar Defeitos Em Motores Elétricos.

Bom é muito comum, motores elétricos apresentar defeitos, alguns conseguimos consertar outros não. Portanto, talvez o defeito nem esta no motor, como por exemplo, o defeito pode estar no comando elétrico ou mesmo no capacitor de partida. Porém, aqui vai algumas dicas que pode ajudar a solucionar alguns problemas.

Motor só zoa e não gira. Se for motor elétrico monofásico, com o uso de um multímetro, verifique se o capacitor do mesmo não esta queimado. Ou se a tensão esta abaixo do que a tensão de ligação do motor. Mas, se for motor trifásico, com o uso de um multímetro, verifique se não esta faltando fase. Sendo assim, se o circuito de força usar fusível, verifique se tem algum queimado. Se tiver, fazer a substituição do mesmo, e procurar a causa, porque o fusível queimou.

Motor não gira. Com o uso de um multímetro, verifique se a tensão de alimentação do motor esta correta.

motores

Como Identificar Defeitos Em Motores Elétricos.

Motor não gira e desarma disjuntor, opera relé ou queima fusível. Sendo assim, desacopla o motor elétrico da carga, verifique se o eixo do mesmo esta travado, se estiver travado trocar os rolamentos. Portanto, se não for eixo travado, com um multímetro na escala de continuidade, verificar se os condutores de alimentação do motor estão em curto circuito. Neste caso deve se, isolar a parte afetada com uma fita isolante. Se não for curto circuito, abre o motor e verifique se a algum sinal de queimado na bobina. Neste caso, verificar os seguintes pontos. cheiro forte de queimado ou algumas partes escuras na bobina. Porém, se estiver estes vestígios de queimado, levar o motor para rebobinar. Se não for nenhum destes defeitos acima e fazer uso de chaves de partidas, conferir componentes por componentes, para ver se não a nenhum danificado.

Portanto, nestes tipos de situações, sempre é bom verificar, contatores, relés térmicos, disjuntores, fusíveis e outros. Geralmente as grandes ocorrência de danos a motores elétricos, é o mal uso do mesmo. Um motor elétrico pode ser danificado trabalhando nas seguintes condições.

Sem componentes elétricos de proteção contra sobrecarga, sendo: Disjuntores, fusíveis, relé térmico. Outro fator é o local onde o motor esta instalado. Existe motores para cada tipo de aplicação, verificar a aplicação do motor que será usado e se o mesmo esta correto.

Fazer um dimensionamento dos equipamentos de proteção

Fazer um dimensionamento dos equipamentos de proteção para o motor que será usado. Ver o grau de proteção do motor e seu local de instalação.Tem motor que trabalha em áreas agressivas sendo. Água e poeiras etc. e motores que trabalham em locais protegidos. Evite prejuízos seguindo assim os procedimentos das normas de ligação de um motor elétrico.

Lembrete. Toda vez que for fazer manutenção ou reparos em motores elétrico não se esqueça de desligar a energia elétrica que alimenta o mesmo, assim você evita acidentes.

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Este post tem 64 comentários

  1. Paulo Diogo Fernandes Gomes

    Tenho pequena furadeira de bancada, motor 1/2 hp, 127v que apresentou defeito que, ao ser ligada, não girava o mandril para nenhum lado, sendo que ajudado manualmente, passava a girar normalmente para qualquer dos sentidos de rotação e dava para continuar a utilizá-la. Agora silenciou de vez e não sei se vale a pena conserta-la.

    1. Olá Paulo;
      Abre ela e verifica se a escova de carvão acabou, se sim é só trocar as mesmas por uma nova.

  2. Glaidson Rocha Otaño

    Temos um motr elétrico 1.4 cv com embreagem em uma centrífuga de mel, de uns tempos para cá, o motor ao ser acionada a embreagem, ele desliga o platinado, já enviei a uma autorizada que disseram que o.motor estava com a bobina queimada rebubinaram, e o problema continua, os rolamentos são novos, o que.pode ser?

  3. Paulo

    Tenho um esmeril semi novo Ferrari, de uns dias para cá, passou a roncar, o que pode ser, lubrificação?

  4. Rodrigo

    Tenho um motor de 1cv ele dava partida normalmente e depois de alguns segundos ele começa a perder a força e parando aos poucos até queimar o capacitor por posso fazer .??

  5. Romualdo

    Amigos estou maquina corta grama, funciona 5 minuto queima fusivel, nada cheira queimado é o os rolamento estão tudo ok. Pode Merda uma dica?

    1. Olá Romualdo;
      Verifica se o fusível esta dimensionado corretamente para este motor.

  6. Lais

    Bom dia,
    Trabalho com torres de arrefecimento. Onde temos a bomba centrifuga que foi rebobinada no inicio do ano, sendo que hoje ela apresentou novamente cheiro de queimado, e parou de funcionar. Provavelmente queimou a bobina. Quais são as causas possíveis da bobina queimar novamente em pouco tempo? Quais os dispositivos de proteção deveria ter atuado para não ter queimado a bonina? O disjuntor não desarmou, so a bomba que parou de funcionar. Estou tentando descobrir qual possível causa disso ter acontecido, para não acontecer novamente. Gostaria de ajuda.

  7. wanderci

    Ola ! O capacitor do motor da minha banheira, estoura sempre. O motor é da marca kohlbach mod 42/48, 3/4 cv 220v, tipo de capacitor permanente 56mf, 220v. O que eu posso fazer para evitar a queima (estouro) do capacitor ? Att.

    1. Olá Wanderci;
      Verificar se este capacitor realmente esta dimensionado para este tipo de motor.

  8. RICARDO SILVA RIBEIRO

    Olá! Tenho uma bomba monofásica com capacitor. Que apresenta um defeito quando acionado ao comando elétrico e ativado fica em curto, estralando e começa a sair fumaça da contatora. E quando fecho a bomba direto no dijuntor, funciona normalmente.testei o camndo em outra bomba e funcionou normalmente. O que pode ser o problema?

  9. Emerson Luís De Oliveira

    Boa noite? Tenho um motor Weg 1.5cv que trabalha numa esteira, eu medi a amperagem do motor, R3.35 S4.03 T4.01. Porém ele está travando o que deve está acontecendo.

  10. Junior

    Tenho um motor 7,5 bifásico que está queimando capacitor se coloco em uma forageira e no triturador funciona normal. Já tinha ele na mesma forageira. Não queimava o que pode ser feito?

  11. Ari Steffen Munsberg

    Troquei capacitor de partida mas um.dos fios aquece é motor não alcança giro total pq ?

    1. Olá Steffen;
      Favor verificar se o capacitor é compatível para ser usado no motor, megar a bobina do motor, verificar se os rolamentos do motor não estão danificados, verificar se a tensão de alimentação esta adequada com a tensão de fechamento da bobina do motor, qualquer dúvida levar o motor em uma oficina especializada em manutenção de motores elétricos.
      Você esta convidado a ser membro colaborador Do RDT RAGEMG, Compartilhe os seus conhecimentos com seus colegas eletricistas, tire dúvidas em debate com outros eletricista, faça postagens dos arquivos de seus cursos elétricos para ajudar outros eletricista (EM BREVE MEMBROS COLABORADORES RDT RAGEMG)

  12. fernando

    ola pode me ajudar tenho um motor de 1 cv que uso ne uma extrusora de ração pequena, o motor e novo, mas que depois de uns 7 minutos trabalhando ele esquenta muito isso e normal.

    1. Olá Fernando;
      Primeiramente verificar na placa de identificação do motor o grau de temperatura de trabalho do mesmo, medir a temperatura do motor com o auxilio de um pirômetro ou termostato; se a temperatura estiver ultrapassando a temperatura de trabalho do motor, você pode fazer alguns testes;
      Medir a tensão de alimentação do motor, detectando assim alguma queda de tensão
      Verificar o fechamento do motor, constatando se a mesma esta compatível com a tensão de alimentação fornecida;
      Com o auxílio de um alicate amperímetro, medir a corrente elétrica do motor, identificando assim se o motor esta trabalhando com sobrecarga no eixo.
      Se conseguiu resolver, conte nos como foi, compartilhe sua experiencia com seus colegas eletricistas, você esta convidado a ser membro colaborador do RDT RAGEMG onde poderá enviar arquivos de elétricas, enviar suas dúvidas aos colegas eletricistas, criar posts sobre elétrica testando seu conhecimento e muito mais (RDT RAGEMG MEMBROS COLABORADORES EM BREVE)

  13. jose zandarin junior

    estou com um problema em um motor weg de 3 cv monofásico , elevador de autos , motor só ronca já verifiquei chave reversora tensão o fechamento dos terminais do motor não esta cheirando queimado e não parte só. ronca pode ser o capacitor

    1. Olá José;
      Medir o capacitor com o auxilio de um multímetro, girar o motor e verificar se os rolamentos não estão travados, caso isso não resolva, conferir a tensão de alimentação, verificar se o motor esta com o fechamento correspondente com tensão que esta sendo utilizada.
      Que tal você ser um membro do RDT RAGEMG, seja um membro e compartilhe seus conhecimentos com outros eletricista, seu grau de conhecimento pode ajudar muitos profissionais da área, (EM BREVE RDT RAGEMG MEMBROS COLABORADORES)

  14. Jediel Brito

    Olá…tenho um motor pequeno de 1,5cv…ele nao girou e derreteu a bobina…fiz a troca da bobina e ele continuou sem girar…. fiz o teste com multimetro e a energia até no motor esta ok e ele nao ta travado… o que pode ser????

    1. Olá Jediel;
      Verifica se o fechamento das pontas de ligação esta de acordo com a tensão de alimentação que esta sendo aplicada no motor; megar as bobinas do motor.

  15. Val Junior

    Amigo meu problema é o seguinte eu tô com problema no motor do meu torno quando eu ligo ele faz um barulho e depois funciona normal mas sempre quando eu ligo o torno ele faz aquele barulho assim meio que tipo tá querendo travar, meio que forçado na partida, você pode me dar uma resposta? obrigado abraços

    1. Ola Val,
      Pode ser rolamentos tanto do motor quanto do torno, primeiro você tem que identificar de onde esta vindo o barulho, se é de dentro do motor ou se é do torno, para identificar melhor o barulho, desacopla a carga do motor e roda o mesmo em vazio sem carga na ponta do eixo.

  16. NILTON

    Bom dia. Tenho um motor DANCOR DE 1/3cv acoplado numa bomba em uma piscina pequena, fiz uma operação errada quando fui drenar um pouco de água da casa de máquinas e a água chegou quase na metade do motor, submergiu rsrsrs, (sorte que estava desligado), aí esperei secar tudo e funcionou normalmente naquele dia.

    Como uso a cada duas semanas, quando fui ligar ele estava travado, aí o pessoal que montou a piscina tirou o motor e destravou, aproveitei para aplicar um WD e tudo bem funcionou, mas começou com um barulho que parece uma motossera xiando continuamente, funciona bem, a bomba está perfeita, mas o barulho é muito alto.

    Acredito ser rolamento, será possível?.
    Aproveito para perguntar se é recomendável aplicar WD ou outro lubrificante Spray no motor enquanto ele está funcionando.

    Agradeço a atenção.

    1. Olá Nilton;
      Pelo seu relato acima, tudo indica que é rolamento, se o rolamento for blindado, não adianta lubrificar, só resolve com a substituição do mesmo.
      Troque o quanto mais rápido para não danificar a bobina do motor.

  17. João manoel da silva

    Meu motor e de 250cv ele tá esquentando muito e tá muito alta á amperagen 360 A qual o defeito

    1. Olá João Manoel;
      Este tipo de defeito pode ser causado por vários fatores principalmente sobrecarga na ponta do eixo do motor, verifique se a carga na ponta do eixo do motor não esta muita causando sobrecarga, outro fator é os rolamentos, verifica se não tem nenhum rolamento danificado, outras medidas a ser tomadas é megar a bobina do motor, conferir tensão de alimentação, conferir dimensionamento dos condutores e comandos elétricos.

  18. nilton

    troquei os rolamentos do motor monofasico na hora de aprtar os parafusos notei que conforme apertava o motor travava nao conseguia girar ele com as maos sera que montei errado

  19. Pedro

    Máquina desmontei ela troquei o carvão, e nao gira fiz um.texte em 110 volta sendo a mesma e 220 volta quando giro o eixo com.a mão gira aparentemente normal, tiro dedo do gatilhos para mas antes de parar apertar de novo e gira, mas quando deixo parar aperto o gatilho aí nãos gira, podem.meajudar.

  20. roney

    Desengrosso gamma 220 Volts.
    Chegou, liguei em 220 V normalmente, o motor aqueceu e queimou, liguei pra lá, informei o problema, mandaram um motor novo. troquei o motor , mesmo problema. liguei de novo, mandaram outro motor, liguei ele antes de instalar de novo, ficou ligado 2 minutos e esquentou o eixo. Não é problema de tensão, pois ja medimos, tenho mais 20 maquinas ligadas neste local e só esta da problema.
    O que pode estar acontecendo ?

  21. roberto

    Tenho um esmeril custa para avançar o giro depois de pegar velocidade faço uso ele morre a velocidade

  22. ADELMO ALMEIDA OTONE ALMEIDA OTONE

    Boa noite , estou com um motor de 5cv e ele nao ranca quando ligo a chave. consigo liga-lo puxando a correia e ele trabalha normalmente. ja tentei trocar o capacitor e nada. pode ser o platinado.

  23. ronaldy lopes da silva

    tenho um motor monofasico e ele ja foi enrolado e to usa uma chave de partida cm proteção de sobre carga mas de ums dias pra k quando fui liga saio uma faisca de dentro do motor e o relé atuol ai rearmei quando liguei ele fucionol mas depois desarmol o relé novamente obs o motor e de uma pololicorte e nao e motor blindado

  24. Herminio

    como saber se a centrifuga do motor esta com defeito

  25. Davi

    Tenho um motor weq monofasico ligado a um policorte,quando ligado so fica roncando e esquenta a rede oq pode ser.

    1. Olá Davi;
      Desacopla a carga da ponta do eixo do motor, e roda o mesmo com a mão para verificar possível travamento nos rolamentos do motor, se o mesmo rodar normalmente com a mão, aí você vai ter que levar para uma oficina especializada em conserto de motores elétricos, se tiver travado tem que trocar os rolamentos. Verificar se os rolamentos da parte mecânica do policorte não estão travados também.

    2. roniclei xisto

      Sobrecarga no dimensionamento do cabo.

    3. assis soares da silva

      olá meu queridos professores,tudo bem? bom vamos lá,tenho um motor elétrico monofásico danco,produzido pela weg 1w48j,kw(hp-cv)0.37(1/2),rpm3420 5.50a 60hz fs1.50 regs1 ifs8.40a amb40c isolb cap:15uf250v com termostato.110v com 2 polos.verifiquei os rolamento e os mesmo estão ok,após remontar, eu o girei manualmente e não encontrei resistência (preso ) depois o montei e liguei na tomada,ele não girou e ficou roncando,a pergunta é! o que será?será que os senhores poderia dar-me uma força? desde ja fico muito grato e um forte abraço a todos.

      1. Olá Assis;
        Verificar a resistências das bobinas com um megôhmetro.
        Com o uso de um multímetro, medir o capacitor em micro faraday.
        Qualquer dúvida, levar em uma oficina especializada em motores elétricos;

  26. Paulo

    oie mais nao entendi como proteção de corrente esta danificado ? o que presisa trocar na moto prima eletrica 2000 ? pra resolver problema da proteção de corrente danificada . presisa trocar disjutor dela ?

    1. Olá Paulo;
      Não entendemos sua pergunta, favor esclarecer melhor para que possamos te ajudar.

  27. Paulo

    oie tenho uma moto eletrica prima eletrica 2000,. ela nao tem força ,. vai perdendo força e nao anda mais . o que podera ser ? e o motor o motor anda . o motor eletrico anda ,. mais vai ficando fraco e depois perde força da moto,. ou eh modulo da moto ou controlador ?

  28. Paulo

    Bom dia, estou com um motor trifásico de 15 CV ,que trabalha normalmente e do nada ele começa trepida o contator e trava liga trava e fica assim até termico desligar ,o contator e novo o disjuntor também,este motor está instalado num compressor de 60 pés ,

  29. Jeová

    Boa tarde gostaria de ajuda tenho uma bamba de puxar água que tá só zoando mais se roda a Elice ele funciona normal.

    1. Igor Tavares

      O capacitor provavelmente está ruim. Substitua-o

  30. Rafael alvarenga

    Boa noite por favor estou com um motor novo de maquina de constura mono 3450 r.p.m.ele vai perdendo a força até parar ja troquei capacitor o que posso fazer ?

    1. Neste caso é bom você levar em uma oficina que trabalha com manutenção de motores elétricos.

  31. Brito Jesus.

    Bom dia estou com motor 5vc trifásico 220v foi trocado os rolamentos está girando livre na mão já verifiquei a bobina não tem anomalias fases queimadas nada disso só que quando vou lugar ele desarma meu disjuntor fiz teste de continuidade está perfeito o que pode ser alguém pode me ajudar.

    1. Verifica a corrente elétrica do motor com um alicate amperímetro e faz o dimensionamento correto do disjuntor.

  32. Jefferson

    Boa tarde.. Estpu com um motor de piscina fraco… Ele funciona mais nao tem a protecia normal… Oq pode ser?

  33. Paulo

    Boa noite, meu amigo!
    Estou com o o seguinte problema: um motor do compressor S55 está acionando o protetor de sobrecarga.
    São dois motores, um funciona normalmente e o outro fica acionando a proteção.
    Fiz uma coisa que não se deve, mas foi só para testar. Tirei o protetor e deixei ligado direto. Funcionou sem problema. Mas com a proteção ele sempre para. Já troquei o role e o problema persiste.
    Que testes posso fazer?
    Em tempo: sou técnico em equipamentos biomedicos e por acaso peguei este conserto.
    Att

    1. Olá Paulo! Tem que usar um alicate amperímetro para medir a corrente elétrica, pode ser que a proteção esteja danificada, mas só medindo a corrente elétrica do motor para saber.

  34. Nelson

    estou com o motor induçao-gaiola marca weg travado. quando liga ele so ronca. O que deve ser? Obrigado Nelson.

  35. MAYKON

    ESTOU COM UM MOTOR TRIFÁSICO QUE RONCA E NÃO GIRA, MAS SE EU GIRAR O TAMBOR COM A MÃO ELE GIRA BEM MAIS FRACO. JÁ VERIFIQUEI AS FASES E ESTÃO TODAS ATUANTES E COM NÍVEL DE TENSÃO BOM. AS POLIAS NÃO ESTÃO PESADAS. REAPERTEI OS PARAFUSOS.

    AGRADEÇO A AJUDA!

  36. João Alves dos Santos

    Estou com um motor de um tanquinho de lavar roupa 1/4, ele fora do tanquinho arma e gira normal a partir do momento que aclopado no tanquinho ele pesa e fica roncando o que fazer.

    1. Desacopla o motor da polia, e roda a mesma com a mão, se estiver um pouco pesada, é só trocar os rolamentos, ou aplicar óleo desengripante e lubrificante; espero ter ajudado.

  37. evando alves silva

    Boa noite! favor me informar como devo proceder para fazer a ligaçao de um capacitor de partida em um motor de esmeril monofasico com 6 polos, com as identificaçao de fios 1,2,3,4,5 e 6. tenho um motor de esmeril sem o capacior de partida, modelo antigo e sem a identificaçao dos fios para instalar o capacitor, o mesmo so dar partida se rodar o rebolo com a mao, e funciona nos dois lados de rotaçao horario/ ant horario. possui a chave centrifuga, pesso se possivel informaçoes completas de como devo proceder. Certo de poder contar com a vossa colaboraçao, desde já agradeço e aguardo resposstas no meu endereço de email.
    Atc.
    evando alves silva
    [email protected]
    Varzea da palma.Minas Gerais 16/08/16

    1. Neste caso é melhor você levar para um profissional mais próximo da sua casa; Desculpe-nos mas tem certos tipos de coisa que não conseguimos resolver a distância, o certo é fazer todo procedimento de medições nas bobinas do motor, verificar potência, dimensionar capacitor etc.

  38. JOSÉ DE RIBAMAR CORREA FILHO

    Excelente muito obrigado.

  39. diego

    otimas informacoes obrigado.

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