Tipos de Lâmpadas e Suas Eficiências Econômicas.

Bom vamos conhecer agora um pouco sobre lampadas. Muitas das vezes não damos nem um pouco de importância a nossa iluminação, só lembramos dela quando as mesmas queimam, assim que queima trocamos talvez sem dar importância em qual nos atende melhor, veja como funciona o raciocínio de muitos; João a lâmpada do banheiro queimou; Tá bom Maria vou trocar! Anda logo João esta escuro! Está bom mulher! Maria não tem lâmpada!

Tem sim João, pega aquela dentro do armário! Bom! Moral da história, vai o João e me coloca uma lâmpada incandescente de 100 w  talvez em um banheiro pequeno, não sabendo que lâmpadas incandescente não traz nenhuma eficiência sobre economia de energia elétrica, ainda mais uma lâmpada de 100 w para um banheiro. Logo abaixo vou descrever a eficiência de cada lâmpada, para que possa entender qual a melhor lâmpada que se adequa ao seu ambiente, podendo ter assim uma boa iluminação economizando;

Tipos de Lâmpadas e Suas Eficiências Econômicas.

Lâmpadas incandescentes.

Como todo mundo já sabe, as lâmpadas incandescentes eram as que mais usadas em uma residência. Portanto, as lâmpada incandescente tem tudo baixo, de menos a economia de energia, tem uma eficiência luminosa muito baixa na ordem de 12 Im/W; É uma lâmpada barata, quer dizer de baixo custo; Tem uma vida útil muito baixa que fica em torno de 1000 horas; Sem contar que a lâmpada incandescente emite calor.

Lâmpada Incandescente.

Lampadas fluorescente

Geralmente este tipo de iluminação são mais usadas em áreas comerciais e industriais como escritórios etc; Estas lâmpadas dependem de um dispositivo que se chamam reatores para que as mesmas se acendem;Sua vida útil é de 7500 horas aproximadamente; Seu custo é um pouco mais caro do que a lâmpada incandescente, mas em compensação a sua eficiência luminosa é cinco vezes mais alta do que as lâmpadas incandescentes.

Lâmpada Fluorescente

Lâmpadas Fluorescentes Compactas.

Essas lâmpadas fluorescentes compactas estavam ganhando o mercado, mas com a chegada da lampada de led, ela ficou um pouco absoleta. Portanto, são lâmpadas que tem o formato do seu tubo em U, simples,  duplo ou triplo e formas circulares com reatores internos, seu custo é um pouco alto para uma lâmpada, mais tem uma boa razão, ela tem uma vida útil dez vezes mais que as lâmpadas incandescente, ela dura cerca de 10.000 horas; Produz o mesmo fluxo luminoso do que uma incandescente e seu consumo é 20% menor do que o consumo de uma lâmpada incandescente.

Lâmpada Fluorescente Compacta

Lâmpadas Mistas

É um tipo de  lâmpada destinada mais para uso rural ou industrial. Sendo assim, ela funciona somente em tensão 220volts, tem uma combinação entre uma lâmpada incandescente e uma lâmpada de alta pressão; Tem uma vida útil de 6.000 horas, e não utiliza reatores.

Lâmpada Mista

Lampadas Halogenas

Seu consumo comparado com uma lâmpada incandescente é de 25 a 40% mais econômica, porém, estes tipos de lâmpadas possuem variadas combinações de cores, um espetáculo. Por isso, são mais usadas em decoração de vitrines e ambientes em geral. Sendo assim, essas lâmpadas possuem uma base especial e sua vida útil é de 2.000 horas.

Lâmpada Halógena

Lampadas Dicroicas

Estes tipos de lâmpadas são instaladas em refletores especiais, mas tem um funcionamento parecido com as Lâmpadas halogenas, sua vida útil e de 3.000 horas.

Lâmpada Dicróica

Lâmpadas de Leds

São as mais econômicas existentes no mercado das lâmpadas, mais porém tem um custo bem elevado. Nota. A eficiência de uma iluminação depende muito de qual tipo de área deseja iluminar, mas as lâmpadas mais econômicas e de bom fluxo luminoso. São as lâmpadas fluorescentes no formato tubular, circular ou compacta, mas agora, as lampadas de leds estão dominando o mercado.

Lâmpada de Led

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Deixe um comentário