Como Medir Tensão e Corrente.

Como Medir Tensão elétrica e Corrente? Para medir a grandeza de uma tensao eletrica ou uma corrente elétrica vamos precisar de um aparelho de medição que se chama multímetro e alicate amperímetro, ambos digitais ou analógicos; O multímetro e o alicate amperímetro é muito importante para executar estas medições; Vamos agora aprender passo a passo como medir tensao eletrica e a corrente elétrica usando um multímetro e um alicate amperímetro.
Por exemplo, A escala de medição de tensão de um multímetro e um alicate amperímetro é padrão, isso quer dizer que pode estar medindo a tensão elétrica com o uso do multímetro ou alicate amperímetro.

Como Medir Tensao eletrica e Corrente.

Primeiro passo – Conectar o condutor de medição (ponta de prova) vermelho no conector vermelho.
Segundo passo – Conectar o condutor de medição (ponta de prova) preto no conector preto.
Veja exemplo no desenho abaixo.

tensao eletrica
RDT RAGEMG

Veja exemplo no desenho abaixo.

Depois que conectar o condutor de medição nos conectores, é só selecionar a comutadora na tensão que deseja medir;

tensao eletrica

Usar esta escala quando for medir uma tensão alternada entre 0 a 200 volts;

Usar esta escala quando for medir uma tensão alternada entre 0 a 750 volts;

Detalhes, quando não souber o valor exato da tensão alternada que irá medir, eu recomendo sempre usar a escala mais alta do multímetro. Em resumo, essa escala não serve para fazer a medição da tensão contínua. Bom, depois de posicionar a comutadora na escala de medição adequada, é só colocar a ponta de prova em um ponto de energia e a outra ponta de prova em outro ponto de energia. Portanto, o visor do multímetro irá te revelar o valor de energia existente no ponto de rede medido;

Para fazer a medição da tensão elétrica contínua, se dá ao mesmo procedimento acima, porém, só vamos mudar as escalas de medição.

   Veja exemplo no desenho abaixo de como medir tensão.

CONTINUA 2

Esta escala acima é a escala para a medição da tensão contínua, conforme o valor que você for medido, tem que mudar a escala.

Nota. Nunca mede uma tensão alta com a chave comutadora posicionada em uma escala baixa, corre o risco de acidente e também danificar o multímetro. Sempre recomendo usar uma escala maior se você não conhecer as tensões elétrica que irá fazer a medição.

Para medir corrente alternada, não será preciso conectar o condutor de medição (ponta de prova) é só usar o alicate amperímetro e a escala certa.

                Veja exemplo no desenho abaixo;

 

como medir tensão

A escala acima serve somente para medir corrente alternada, basta selecionar a comutadora na posição desejada, e iniciar a medição com o uso do alicate; Para medir com o alicate amperímetro, é só  selecionar a comutadora, abrir a garra e colocar no cabo.

VEJAM TAMBÉM...COMO  USAR UM MULTÍMETRO DIGITAL.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 5 comentários

  1. ivan

    Muito bom, bem feito.Usei o conteúdo no meu trabalho do SENAI.obrigado

  2. rahimo

    gostei, eh muito interessante…

  3. Cleber

    Muito bom, simples e pratico!

    Valeu.

Deixe um comentário