Queda de Energia Elétrica Residencial.

A queda de energia elétrica ou da tensão elétrica residencial, vem causando um certo desconforto em quase toda a comunidade que depende da mesma. Geralmente essas queda de energia ocorre no que chamamos de hora de ponta. A hora de ponta é um horário estabelecido pela concessionária de energia elétrica da sua região.

Neste horário é que as pessoas mais usam a energia elétrica sobrecarregando todo o circuito da concessionária, prejudicando assim o fornecimento adequado da energia elétrica para sua residência. Isso causa um transtorno, principalmente para quem trabalha e estuda, e não tem tempo de ficar esperando o chuveiro esquentar a água para tomar um banho quentinho. Quase tem que tomar banho de roupa e tudo, ainda mais se estiver fazendo frio, aí que o bicho pega!

Queda de Energia Elétrica Residencial.

queda de energia

A queda de energia elétrica ocorre onde os transformadores de potência da concessionária estão mais saturados ou sufocados pelo alto consumo, elevando assim a demanda. O pior ainda é que a energia pode ter uma queda altíssima podendo perceber sem o auxilio de nenhum equipamento de medição. É só deixar a luz acesa e ligar o chuveiro, dá para perceber que a luz  quase se apaga, ficando avermelhada e com pouca claridade. Para quem mora em final de ruas se torna pior ainda, banho quente não existe em horário de ponta.

O pior que não tem muita coisa que o consumidor pode fazer. A única coisa é sentar e esperar a boa vontade da energia voltar ao normal. A queda de tensão prejudica mais na hora do banho, que o chuveiro não esquenta ou esquenta mas tem que deixar a agua só pingando. valeu e até mais.

Obs: Este assunto foi abordado como uma forma literária, só para se ter uma ideia do que ocorre ou pode vim a ocorrer com um sistema de fornecimento de energia, o assunto abordado acima muda de região para região, portanto não são todas as pessoas que sofrem com este tipo de problema, tem pessoas que nem sabe se existe hora de ponta para fornecimento de energia elétrica.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 4 comentários

  1. Paolo Ferretti

    Existe algum meio de ser avisado por celular qdo falta energia em algum cômodo da casa?

    1. Olá Paolo;
      Depende; se a casa tiver o sistema elétrico automatizado, sim.

      1. Rosane

        Olá na minha casa tá tendo uma queda de energia não consigo liga geladeira e frizer juntos todos os outros equipamentos estão fora da tomada pra poder manter a geladeira ligada e se ligar a TV ela desliga ,liguei pra RUGE e me informaram q tenho q chama uma eletricista pois minha rede tem q troca pra monoface ,achava q o problema ela fora isso tá correto?

        1. Ola Rosane;
          Primeiramente você tem que fazer o dimensionamento da sua rede conforme a carga que será utilizada no imóvel, depois verificar se a sua instalação esta adequada para suportar essa carga.

Deixe um comentário