Contator Elétrico.

contator

O contator elétrico é muito usado em comandos para motores. Porém, a sua aplicação é quase que obrigatória em qualquer que seja o comando a ser montado. O contator é um dispositivo muito usado para acionamentos de motores elétricos e outras aplicações importante. Portanto, eles também são usados em áreas rurais, industriais, comerciais e até mesmo em alguns equipamentos elétricos residenciais.

Existem dois tipos de contatores: Contator principal. É o responsável para dar partida no motor elétrico; Contator auxiliar; O contator auxiliar é o responsável para o acionamento dos equipamentos elétricos auxiliares;

Por exemplo: Leds de sinalização, inter travamentos etc. O contator é um dispositivo eletromecânico, sua funcionalidade é muito simples, por isso, este dispositivo foi construído para atender pequenas e grandes potências.

No interior do contator.

No interior do contator, existe uma bobina e dois núcleos. Um núcleo é móvel e o outro núcleo fixo. Quando essa bobina é energizada, cria-se um campo magnético em seu interior que une estes dois núcleos. Possibilitando assim a passagem de energia para o funcionamento do motor ou outro tipo de equipamento.

Ao desenergizar a bobina, o contator volta ao modo de repouso, devido a uma mola que fica no seu interior. Quando a magnetização acaba, essa mola empurra a parte móvel do núcleo para cima, interrompendo assim a passagem de energia. Desligando o motor ou outro tipo de equipamento.

Existem alguns contatores de força que vem com dois contatos auxiliares. Um contato NA + um contato NF,   NA=(normalmente aberto). NF=(normalmente fechado). Pois esses contatos servem tanto para ligar o selo de um comando, como servem também para ligar leds de sinalização.

Os contatos

Os contatos deste tipo de dispositivo, tem seu corpo construído  de cobre e a parte onde fecha os contatos são feitas de  uma liga de prata. Portanto essa liga de prata garante mais resistência e durabilidade aos contatos devidos ao que chamamos de arcos elétricos. Mais comuns em cargas indutivas.

Por exemplo: Motores elétricos. Existem alguns dispositivos auxiliares que podem estar sendo usados junto a um contator de força. São eles: Blocos de contatos auxiliares, blocos de relés temporizados e contatos auxiliares laterais.

Para receber nossas atualizações de posts sobre elétrica em seu e-mail, é só assinar o blog/site Dicas de Tecnologia RDT RAGEMG, é grátis.

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Deixe um comentário