Como Montar Um Comando Elétrico Simples.

Como Montar Um Comando Elétrico Simples? Antes de começar a montagem vamos primeiro fazer uma lista das peças que vamos usar na montagem do acionamento para motores. vai ser um comando simples; Obs: O comando de força poderá ser energizado conforme sua aplicação de rede. Vale lembrar que todos os equipamentos elétricos como disjuntores, contatores, relés etc..

Tem sua tensão nominal especificada em suas carcaças, a maioria é 750 volts mais é bom conferir; Já o circuito de comando é sempre bom você estar usando uma tensão mais baixa entre 127 a 220 volts, mais se caso sua tensão for maior é só fazer o uso de um transformador de potência monofásico e abaixar a tensão para 127 ou 220 volts; Ex: 380/127/220v ou 440/127/220v. Sendo assim fica:

Primário do transformador = 380/440volts

Secundário do transformador = 127/220volts


Vamos utilizar um jeito simples e prático para estar montando este comando elétrico simples. Bom! Hoje eu vou ensinar a vocês montar um acionamento para motores elétricos trifásicos, se caso você queiram usar um motor monofásico eu também vou te ensinar como, mas só que em outro tutorial, neste tutorial nos vamos só trabalhar com comando de força trifásico e comando de controle unifilar; Vou tentar explicar de uma forma mais simples para vocês colocarem em prática o que iram aprender aqui. As formas mais simples de vocês estarem interpretando e montando um comando de acionamento elétrico para motores é a seguinte:

  • Seguir o desenho elétrico passo a passo,
  • Nunca ficar pulando as etapas do desenho elétrico, isso poderá dar errado na hora que for fazer o teste de energização do comando elétrico.
  • Usar as simbologias elétricas para fazer melhor a interpretação do desenho elétrico,
  • Dimensionar todos os equipamentos elétricos.

Logo abaixo estar a lista de material necessário para montagem de um comando elétrico simples.

Lista de material ilustrativa.

comando elétrico simples

Como Montar Um Comando Elétrico Simples.

comando elétrico simples

comando elétrico simples

Ah! Já estava esquecendo de um detalhe, se você reparar vai perceber que eu estou usando contatores diferentes; Isso é para vocês ir acostumando com a grande variedade de modelos de contatores que existem no mercado. Seguindo a numeração, vai perceber que as funções são as mesmas ok!

comando elétrico simples

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 thoughts on “Como Montar Um Comando Elétrico Simples.

  1. Boa tarde, muito bem explicado. Eu preciso fazer um quadro de comando para um elevador de carga com tres paradas (térreo, primeiro e segundo andar) com botoeiras e fins de curso e vou usar um guincho de coluna, você saberia me explicar como faço este quadro?
    Obrigado.

    1. Se for para transportar pessoas, o melhor e você contratar uma engenharia elétrica para elaborar o projeto para você. Lembre segurança em primeiro lugar.

  2. estou fazendo o curso de Eletrotecnica e estou praticando muito pouco pois gostaria de mais conhecimento na area pois gosto muito desta area mim vejo ja formado com a mão na massa, pois se poderes mim ajudar eu so tenho a agradecer, não sou nenhum jovenzinho ja tenho meu cabelos grisalhos mas não desisto pois sei que uma unica coisa boa que levamos nesta vida é a sabedoria e a inteligencia dada pelo nosso Deus… portanto não sei se estou pedindo demais mas gostaria de ajuda, sim esqueci de dizer a escola onde faço meu curso tecnico acho meio fraca. pois gostaria de ser um grande profissional nesta area é o meu desejode coração… um abraço a todos que mim ajudarem e os que não puderem tambem Deus abençoe a todos….

    1. Olá Inaldo! O blog RDT RAGEMG foi criado especialmente para ajudar as pessoas que se dedicam em especializar na profissão de eletricista, entre em contato com nossa equipe pelo formulário de contato explicando em que podemos lhe ajudar, assim que assinar em nosso blog e enviar o seu contato, manteremos o mesmo atendendo as suas necessidades;

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *