Como Montar Um Comando Elétrico Simples.

Como Montar Um Comando Elétrico Simples? Portanto, antes de iniciar, vamos fazer uma lista das peças que vamos usar na montagem do acionamento para motores, que neste caso, vai ser um comando simples. Observações, o comando de força poderá ser energizado conforme sua aplicação de rede. Porém, vale lembrar que todos os equipamentos elétricos como disjuntores, contatores, relés e outros, tem sua tensão nominal especificada em suas carcaças, a maioria é 750 volts, mais é bom conferir. Já o circuito de comando é sempre bom você estar usando uma tensão mais baixa, ou seja, usar uma tensão entre 127V~ ou 220V~. Porém, caso se sua tensão for maior, será necessário fazer o uso de um transformador de potência monofásico e abaixar a tensão para 127V~ ou 220V~. Por exemplo, 380V~/127V~/220V~ ou 440V~/127V~/220V~. Sendo assim fica: Primário do transformador = 380V~/440V~. Secundário do transformador = 127V~/220V~.

Para simplificar, vamos utilizar um jeito simples e prático para fazer a montagem deste comando elétrico simples.

Bom! Hoje eu vou ensinar a vocês montar um acionamento para motores elétricos trifásicos, se caso você queiram usar um motor monofásico, eu também vou te ensinar como, mas só que em outra publicação, neste tutorial nos vamos só trabalhar com comando de força trifásico e comando de controle unifilar. Porém, vou tentar explicar de uma forma mais simples para vocês colocarem em prática o que iram aprender aqui. As formas mais simples de vocês estarem interpretando e montando um comando de acionamento elétrico para motores é a seguinte:

  • Seguir o desenho elétrico passo a passo;
  • Nunca ficar pulando as etapas do desenho elétrico, isso poderá dar errado na hora que for fazer o teste de energização;
  • Usar as simbologias elétricas, para fazer melhor a interpretação do desenho elétrico;
  • Dimensionar todos os equipamentos elétricos conforme exigência das normas;

Como Montar Um Comando Elétrico Simples.

comando elétrico simples
como montar

Ah! Já estava esquecendo de um detalhe, se você reparar vai perceber que eu estou usando contatores diferentes. Isso é para vocês ir acostumando com a grande variedade de modelos de contatores que existem no mercado. Seguindo a numeração, vai perceber que as funções são as mesmas ok!

comando elétrico simples

RDT RAGEMG

Seja bem vindo! O grupo RDT RAGEMG foi criado especialmente para quem gosta de elétrica. Assine o blog RDT RAGEMG e faça parte da nossa equipe, é um orgulho ter você na nossa equipe de eletricista, Lembrando que em breve teremos um fórum de discussão onde todos os assinantes pode participar fazendo e respondendo perguntas sobre elétrica,

Este post tem 41 comentários

  1. claudio costa lopes

    muito bom ,explicativo tem uma partida direta com rele sobrecarga.

  2. Jesuino Fontes Almeida dos Santos

    BOA TARDE! MUITO BOM OS ESQUEMAS BEM EXPLICATIVO.

  3. Arthur

    Olá, gostei desse artigo. Gostaria de saber se é possivel montar um quadro de comando para usar em um motor 2cv onde eu teria uma chave para que eu pudesse ligá-lo em 127 V ou em 220 V sem ter que ficar trocando a posição dos cabos no motor.

  4. Marcelo Francisco da Silva

    PARABÉNS pelo site muito bem explicado, estou começando um curso e preciso muito de informações

  5. José Severino Ramos

    Boa noite, gostaria de um esquema elétrico, pois eu coloquei um inversor de tensão de 12 volts para 220 na minha residência, porque está faltando energia durante o dia, e no quarto da minha neta tem uma tomada da rede elétrica e uma do inversor, e todas as vezes que falta energia, tem que tirar a tomada do ventilador da rede e colocar na do inversor, então gostaria de colocar um contactor, para quando faltar energia ele troque de tomada sem que precise tá tirando a tomada do ventilador, eu já tenho um contactor fechado e aberto, por isso estou precisando do esquema para que eu possa ligar, agradeço a atenção!

    1. Olá Severino;
      Favor enviar o modelo do inversor de tensão que esta sendo utilizado, e o modelo do contator para que possamos te ajudar;

        1. RDT RAGEMG

          Olá Francisco, qual esquema você esta precisando, pois são vários.

  6. Iuri Morais

    Muito boa essa página de vcs mi tiro muitas dúvidas.

  7. CLAUDIO

    MUITO BEM EXPLICADO, MELHOR ATE QUE NO CURSO DO SENAI
    GOSTARIA DE VER MAIS ESQUEMAS.

  8. REGINALDO

    Caro Amigo,
    Li seu artigo, ficou bem esclarecido, gostaria que publicasse circuito para duas bombas monofásicas, sist6ema manual e automatico

    1. Olá Reginaldo,
      Atendendo sua solicitação, em breve publicaremos o artigo de circuito elétrico para duas bombas monofásicas com sistema manual e automática; (Passo a Passo, se inscreva em nosso site para receber em seu e-mail esta publicação sem nenhum custo, totalmente grátis.

  9. Neuriedes da Silva Júnior

    Parabéns pessoal
    Gostei MT das explicações de comandos elétricos
    São claras as ilustrações,e as explicações
    Portanto desejos mais material para q posso montar comondos elétricos o diversas necessidades qto ao clientes

    Obrigado pela atenção

  10. Rubens Domingos Granato

    Bom dia meu nome Rubens, eu gostaria de um esquema de como montar um quadro de 6 tomadas, sendo 3 tomadas 110V de um lado do painel e 3 tomadas 220v do outro lado do painel, ou seja um conjunto de 3 tomada de cada lado, lembrando que essas tomadas devem ser acionada por um botao interruptor com led quando ligado.

    essa botoeira 6 A para 220v e 10A para 110v.
    ou me informar onde eu consiga um esquema para montar esse quadro.
    Desde já eu agradeço
    Atenciosamente.

  11. Esperdião José dos Santos.

    Roberto, gostaria que se possível mim informasse como montar um quadro de comando para 2 conjuntos de motor bomba onde o mesmo funcionasse automaticamente pegando água da caixa de baixo e jogando água para a caixa de cima e após cheia desligasse automaticamente e caso um conjunto apresentar defeito fazer a comutação para o outro conjunto motor bomba,certo do atendimento, finalizo,Esperdião.

  12. Marcondes Pereira da Silva júnior

    Gostei muito do material.muito bom com muita transparência e clareza não vir ainda uma explicação bem definida.estou fazendo curso técnico em eletrotécnica quero muito aprender pois so já um homem de 35 anos tenho uma dificuldade.

  13. Jairo Martins

    Muito bom mesmo,por favor mande um esquema auto reversa para 2 motorbonba,pois o seu vedeo tem como aprender,grato.

  14. Luiz Jacques

    Muito bom mesmo esse post, os esquemas em imagem passa muito aprendizado facilitando a vida dos estudantes e todos aqueles que buscam aprender mais sobre comandos elétrico. Essa é uma área que vem crescendo constantemente no mercado devido ao avanço da tecnologia por parte da automação residencial. Vem surgindo novas aplicações para contatores e relés, bem como demais dispositivos votado a automação.

  15. LAURO

    Em um estacionamento no subsolo do prédio, tenho 40 lâmpadas de 7w LED instaladas e pretendo instalar dois contatores, em dois sensores de presença, sendo que quando a pessoa passa por um dos sensores da o comando para uma das contatoras liga 20 lâmpadas do lado direito do estacionamento; quando a pessoa passa pelo outro sensor aciona o comando das outras 20 lâmpadas; tem como encaminhar um esquema de ligação?

  16. Iuri Floriani

    Gostaria de sua ajuda preciso de esquema elétrico para ligar bomba trifásica 0,5CV com acionamento por boia boia

  17. wonder Alves

    Boa noite meu amigo!
    Muito boa a sua pagina, aliás uma das melhores que li até aqui…. Estou a lhe pedir um grande favor!
    Preciso de um comando elétrico para ligar 3 bombas, uma trifásica e duas mono, com comando de boia. Mas preciso que esta tenha as botoeira de manual e automatica… Pretendo usar cotator e dj motor…. Por favor aguardo responta de sua parte…. Forte abraço

    1. Olá Wonder! Obrigado pelo elogio, navegando em nosso site você vai encontrar tudo que precisa, postamos todo este material citado em suas dúvidas, se preferir, poderá entrar em contato através do formulário de contato, que te enviaremos o link.

  18. Robson Pereira

    Parabéns amigo ! Estou iniciando agora a ver comandos elétricos ! Foi uma aula excelente ! Obrigado !

  19. Edson

    Boa tarde?
    Tenho uma bomba d’água monofasica 110 V, estou querendo automatizar ela com contator , e relé termico e boias automáticas.
    Vc poderia mandar um diagrama pra mim?
    Grato !!!

  20. Fernando dos santos

    Muito bom! Estou adorando. É demais, continuem melhorando, vale a pena. Valeu, um abraço.

  21. Jilson

    Boa tarde, muito bem explicado. Eu preciso fazer um quadro de comando para um elevador de carga com tres paradas (térreo, primeiro e segundo andar) com botoeiras e fins de curso e vou usar um guincho de coluna, você saberia me explicar como faço este quadro?
    Obrigado.

    1. Se for para transportar pessoas, o melhor e você contratar uma engenharia elétrica para elaborar o projeto para você. Lembre segurança em primeiro lugar.

  22. inaldo ferreira pereira

    estou fazendo o curso de Eletrotecnica e estou praticando muito pouco pois gostaria de mais conhecimento na area pois gosto muito desta area mim vejo ja formado com a mão na massa, pois se poderes mim ajudar eu so tenho a agradecer, não sou nenhum jovenzinho ja tenho meu cabelos grisalhos mas não desisto pois sei que uma unica coisa boa que levamos nesta vida é a sabedoria e a inteligencia dada pelo nosso Deus… portanto não sei se estou pedindo demais mas gostaria de ajuda, sim esqueci de dizer a escola onde faço meu curso tecnico acho meio fraca. pois gostaria de ser um grande profissional nesta area é o meu desejode coração… um abraço a todos que mim ajudarem e os que não puderem tambem Deus abençoe a todos….

    1. Olá Inaldo! O blog RDT RAGEMG foi criado especialmente para ajudar as pessoas que se dedicam em especializar na profissão de eletricista, entre em contato com nossa equipe pelo formulário de contato explicando em que podemos lhe ajudar, assim que assinar em nosso blog e enviar o seu contato, manteremos o mesmo atendendo as suas necessidades;

Deixe um comentário